“O mundo precisa desesperadamente que alguém lave os pés sujos da Humanidade”, diz Bispo de Setúbal

Abr 17, 2025

 

Na primeira celebração do Tríduo Pascal, que decorreu esta quinta-feira na Sé de Setúbal, o Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, lembrou aos fiéis a importância de viver o exemplo de Jesus através do serviço aos outros.

Durante a celebração da Ceia do Senhor, D. Américo realçou o gesto simbólico de Jesus lavar os pés aos seus discípulos, questionando os presentes: “Compreendeis o que vos fiz?”, citando as palavras de Cristo. “Seremos nós capazes de nos ajoelharmos perante os outros, de servirmos alguém, desta forma tão radical como o Senhor nos mostra?”, interrogou o Bispo de Setúbal, lembrando que este gesto representa que “o verdadeiro poder é o serviço” e que “a verdadeira grandeza é amar até ao fim”.

Na sua homilia, o prelado refletiu sobre o contexto atual, fazendo um paralelo entre o gesto de Jesus e a necessidade urgente de serviço na sociedade contemporânea: “O mundo precisa desesperadamente que alguém lave os pés sujos da Humanidade, que alguém se ajoelhe diante do sofrimento, que alguém diga com palavras e gestos: ‘eu não desisto de ti'”, afirmou, defendendo que, “perante uma sociedade que se quer alicerçar entre uma pílula do dia seguinte e uma pílula do último dia, temos mesmo de gritar «eu não desisto de ti».

Com uma referência aos conflitos internacionais, D. Américo mencionou especificamente a Palestina, Gaza e Ucrânia, assim como “tantas crianças sem futuro, tantas famílias sem teto, tantas vidas ceifadas pela violência e pela indiferença”.

“Vivo convicto de que Jesus nos diz isto mesmo, porque Ele não desiste de nós, não desiste de cada um de nós. E pede-nos que façamos o mesmo”, afirmou o Cardeal, exortando os fiéis a serem “Igreja com as mãos na terra suja, lavrada, molhada ou queimada. Que sejamos Igreja com o coração no Evangelho”.

A celebração, que deu início ao Tríduo Pascal, incluiu a celebração da Eucaristia, o sacerdócio e o mandamento novo do Amor, três elementos que, segundo D. Américo Aguiar, se revelam no gesto simples de lavar os pés. Na celebração, D. Américo Aguiar lavou os pés a seis jovens escuteiros.

O Bispo de Setúbal concluiu a sua homilia com um apelo aos fiéis para que sejam “peregrinos deste mistério, capazes de andar por estradas e caminhos a anunciar que Jesus está Vivo” e que caminhem “de mãos dadas com Maria, como crianças que confiam totalmente na sua Mãe, Aquela que é a Mãe da Esperança”.

A celebração da Quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal, seguindo-se as celebrações da Sexta-feira Santa e culminando com a Vigília Pascal no sábado à noite e a celebração do Domingo de Páscoa.

Newsletter

Em destaque

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

  Realizou-se hoje, dia 25 de julho, Festa do Apóstolo São Tiago, na Casa Episcopal, em Setúbal, o segundo Conselho Pastoral Diocesano.  A sessão de abertura foi presidida pelo Cardeal D. Américo...

Últimas notícias

Agenda

Set 24
Setembro 24 - Outubro 4
Out 10
Out 24