O Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, presidiu hoje à Eucaristia na sua igreja titular de Santo António na Via Merulana, em Roma, por ocasião do Domingo do Bom Pastor. Na cerimónia, o prelado português refletiu sobre a recente eleição do novo Papa, ocorrida no passado dia 8 de maio, sendo esta a primeira homilia que profere desde a eleição do sucessor de Francisco. “Com sentimentos contraditórios, porque ainda sentimos a partida do nosso amado Papa Francisco, uma multidão alegre e cheia de esperança, não apenas na Praça de São Pedro, mas em cada canto da terra, recebeu, quase como num abraço, o Papa Leão XIV”, afirmou o Cardeal português na sua homilia.
A celebração, que coincidiu com o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, serviu também para D. Américo Aguiar pedir aos fiéis que rezem pelo novo Pontífice. “Convido-vos a rezar por Ele e pelo seu ministério: para além dos inegáveis dotes humanos, com a nossa comunhão, afeto e oração, não faltará a ajuda de Deus e uma particular intercessão da Santíssima Virgem ao novo Pontífice”, disse, acrescentando que pede também ao Senhor que “continue a fazer ouvir a Sua voz no coração e na vida dos jovens do nosso tempo, chamados, também eles, «a testemunhar a fé alegre em Cristo Salvador», conforme pediu o Papa Leão XIV na sua homilia da missa Pro Ecclesiae.
Paralelamente à homilia proferida em Roma, D. Américo Aguiar enviou uma mensagem em vídeo à sua Diocese de Setúbal, expressando gratidão pelos sacerdotes que são, nas suas palavras, “a figura, a presença do Bom Pastor”. “Quero dizer muito obrigado a cada um dos nossos padres, a cada um dos nossos párocos, que estão ao serviço das nossas comunidades, das nossas paróquias, das nossas mais diversas realidades eclesiásticas e eclesiais”, declarou o Bispo de Setúbal, acrescentando que do seu coração “brota gratidão, alegria e contentamento pelo trabalho diário, semanal, mensal, anual, de vida totalmente dada e entregue ao anúncio de Cristo vivo”.
Também na mensagem à Diocese, o Cardeal português referiu a recente mudança na liderança da Igreja Católica: “É óbvio que ainda nos estamos a habituar à partida do nosso muito querido e saudoso Papa Francisco, damos graças a Deus pelo seu pontificado, pela sua vida, pela sua entrega, pelo seu testemunho, mas já damos graças a Deus pelo seu sucessor, o nosso querido Papa Leão XIV”.
Na homilia em Roma, o Cardeal português salientou a importância da coragem evangélica, inspirando-se na primeira leitura litúrgica do dia: “Para seguir o Senhor é preciso coragem: a coragem demonstrada por Paulo e Barnabé quando, perante a recusa dos judeus em escutá-los, não tiveram medo de se dirigir aos pagãos”.
D. Américo Aguiar fez um paralelo com os desafios atuais da evangelização: “Também nós, hoje, precisamos desta coragem evangélica: de sair do nosso círculo de familiares, amigos e conhecidos e ir mais além! De atravessar o limiar das nossas fronteiras para ir ao encontro daquelas ovelhas que esperam ouvir a voz do Bom Pastor”.
No final da sua homilia, o Cardeal evocou as diferentes devoções marianas dos últimos Papas, observando que “São João Paulo II, para além da Virgem de Fátima, nutria uma especial relação com a Madonna della Mentorella; Bento XVI tinha um particular afeto à Imaculada Conceição; o Papa Francisco tinha uma inabalável devoção à Salus Populi Romani, na Basílica de Santa Maria Maior”.
D. Américo Aguiar revelou ainda que “o Papa Leão surpreendeu-nos ontem com a sua visita à Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano”, mostrando já uma particular devoção do novo Pontífice.
A coincidência do Domingo do Bom Pastor com o Dia da Mãe em Itália também foi referida pelo prelado português, que convidou todos a confiar à Santíssima Virgem as suas intenções pelo Santo Padre, pelas mães e por toda a comunidade.
Na sua mensagem à Diocese de Setúbal, D. Américo concluiu: “A todos e cada um deles, a minha e a nossa gratidão, a minha e a nossa oração e que Deus a todos abençoe, proteja, que Maria cuide e que nós possamos reencontrar dentro de em breve”.




