Convívio Fraterno nº 1504

Mai 20, 2026

Entre os dias 30 de Abril a 3 de Maio, 20 jovens, deram o seu “Sim” e viveram intensamente o Convívio Fraterno Nº 1504, realizado no Lar de Férias da Casa do Gaiato, na Arrábida. Carolina Gonçalves (CF 1406), 1.ª Coordenadora deste Convívio, deixa-nos algumas palavras sobre a experiência vivida:

Por vezes a pergunta surge quase de forma espontânea: porque é que um grupo de jovens decide retirar-se durante três dias para viver um Convívio Fraterno? A resposta tornou-se clara logo na primeira noite do Convívio Fraterno, através do “Sim” generoso e decidido de todos os que o viveram.

Durante estes dias, os jovens tiveram a oportunidade de aprofundar a sua relação com Deus, com os outros e consigo próprios. Num ambiente de partilha e entrega, descobriram que não caminham sozinhos, independentemente do lugar ou da circunstância, e que cada um faz parte de um único e grande Corpo Místico.

Foi um tempo marcado pela autenticidade: os convivas entregaram-se sem medo, deixaram transparecer fragilidades, feridas e dúvidas, mas também reconheceram os dons que traziam consigo e colocaram-nos ao serviço desde dentro de casa. Tornou-se evidente que Deus tem, para cada um, um plano de felicidade e de plenitude, mesmo quando surgem a hesitação e o receio. O convite foi claro: confiar, escutar a voz que chama e mergulhar de cabeça no caminho que Ele propõe.

De forma muito especial, no domingo, os jovens sentiram a presença materna de Maria, a Mãe do Céu, recordando o amor constante e fiel que acompanha cada passo da caminhada cristã.

No final deste Convívio, as palavras dirigem-se agora diretamente aos novos convivas, este “pequeno rebanho” tão rezado e sonhado: não tenham medo. O caminho que agora começa não é sempre fácil, mas ninguém o percorre sozinho. Se é possível rir juntos nos momentos de alegria, também é possível chorar juntos nas dificuldades. Este não é um ponto de chegada, mas um verdadeiro início.”

 

Texto e fotos: Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos

Newsletter

Em destaque

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

  Realizou-se hoje, dia 25 de julho, Festa do Apóstolo São Tiago, na Casa Episcopal, em Setúbal, o segundo Conselho Pastoral Diocesano.  A sessão de abertura foi presidida pelo Cardeal D. Américo...

Últimas notícias

Agenda

There are no upcoming events at this time