DIA MUNDIAL DA SAÚDE
“No princípio, criou Deus os céus e a terra”
(Genesis 1:1)
A Vida Saudável
Comemora-se no dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde. Para este ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Juntos pela saúde. Apoie a ciência”.
Esta escolha chama a atenção para a importância de combater a desinformação, tomando decisões apoiadas no conhecimento científico.
A Pastoral da Saúde da Diocese de Setúbal associa-se a esta data chamando a atenção para a importância de fazer escolhas informadas que resultem numa mente e num corpo saudáveis.
Deus criou-nos com a capacidade extraordinária de processar, avaliar e colocar em prática o conhecimento.
Mas é preciso crescer em sabedoria, não apenas em informação.
Olhar para dentro de nós mesmos, ver o que é preciso mudar e estabelecer prioridades nas escolhas, é a sabedoria que em cada dia devemos conquistar para encontrar o equilíbrio dos múltiplos fatores de promoção e proteção, que nos tornam pessoas mais saudáveis, com maior longevidade e melhor qualidade de vida.
Sabedoria é também a capacidade de gratidão pela nossa própria vida, pela vida de todos e por tudo o que nos rodeia.
Sabedoria é a capacidade de usar corretamente a informação cientifica, fazendo escolhas e decidindo bem, sobre nós próprios, sobre os outros, sobre a comunidade e o nosso planeta, como responsáveis pelo dom maior que é a VIDA!
Cuidar deve ser a dimensão essencial da vida humana:
- Cuidar de nós próprios e de quem nos rodeia: Em qualquer momento do ciclo de vida, desenvolvendo os conhecimentos e a capacidade de tomar decisões adequadas.
- Cuidar da nossa comunidade: Criando um bom ambiente relacional, respeitando os outros e contribuindo para o bem-comum da nossa família, amigos, rede de vizinhança, do nosso bairro, da nossa paróquia e do local de trabalho.
- Cuidar do nosso planeta: Adotando estilos de vida que evitem os consumos desnecessários que contribuem para o aumento da poluição.
Precisamos todos juntos, à luz do conhecimento científico, promover a economia da vida saudável e do bem-estar presente e futuro.
Texto: Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde
Imagem gerada por IA




