Dia de São Francisco Xavier, padroeiro da cidade de Setúbal 2021

A Igreja lembra, no dia do seu falecimento, São Francisco Xavier, patrono da cidade de Setúbal e padroeiro mundial das missões.

Neste dia, D. José Ornelas preside à Eucaristia, pelas 9 horas na Igreja de São Julião, na cidade sadina. A seguir à Eucaristia, serão depositadas flores no monumento de São Francisco Xavier, no jardim da Beira-Mar, em Setúbal.

São Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, em Navarra. Filho mais novo de uma família ilustre, aos 19 anos foi estudar para a Universidade de Paris, onde conheceu Inácio de Loiola e outros colegas, com quem fundou mais tarde a Companhia de Jesus. Foi enviado para a Índia, saindo de Lisboa em 1541, no dia em que fazia 35 anos, tendo na sua viagem passado por Setúbal. Durante dez anos, ensinou a fé cristã na Índia, em Malaca, nas Ilhas Molucas, na Indonésia e no Japão. S. Francisco Xavier morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552, com 46 anos de idade. Foi canonizado em 1622. Liturgia do dia »

Início:

Newsletter

Em destaque

Nomeações para o ano pastoral 2024-2025

Nomeações para o ano pastoral 2024-2025

No dia dos 49 anos da criação da nossa diocese sadina, memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, tornam-se públicas as seguintes nomeações, agradecendo aos nomeados e às comunidades de onde saem e para onde vão a comunhão na oração e no serviço.

Últimas notícias

Sé de Setúbal vai guardar cinzas e ossadas de sacerdotes falecidos

Sé de Setúbal vai guardar cinzas e ossadas de sacerdotes falecidos

O Cardeal D. Américo Aguiar anunciou hoje que a Sé de Setúbal vai preparar um espaço para acolher as cinzas e as ossadas dos sacerdotes que desejem ser sepultados ali, ou que por alguma razão não haja outro local para os receber. O anúncio foi feito hoje, na missa...

Diácono Telmo Nunes: “Há um Senhor que eu quero consolar”

Diácono Telmo Nunes: “Há um Senhor que eu quero consolar”

A uma semana da sua ordenação sacerdotal, que terá lugar a 30 de junho, na Sé de Setúbal, estivemos à conversa com o Diácono Telmo Nunes onde procurámos saber mais sobre ele, sobre as suas expectativas e a sua caminhada Cristã. A primeira coisa que nós te queríamos...

Agenda