Externato Frei Luís de Sousa peregrina a Fátima para pedir a Paz

Out 26, 2025

O Externato Frei Luis de Sousa realizou ontem, dia 24, a sua peregrinação anual a Fátima, a MARY FREI 2025. Neste ano, o tema central foi a Paz. Respondendo ao apelo do Papa Leão XIV, o externato diocesano foi rezar por ela, no lugar onde Nossa Senhora a isso tão insistentemente convidou.

Os cerca de 450 peregrinos do nosso externato diocesano reuniram-se na Capelinha das Aparições para fazer a Saudação a Maria, numa celebração preparada pela equipa pastoral do colégio. Foi um muito expressivo momento, com os alunos do 1º ciclo ao secundário a orientarem a oração do Rosário pela paz, acompanhados pelos seus educadores docentes e não docentes, sob a presidência do capelão do colégio, Pe. José Cachaço.

Ainda na Capelinha, antes da bênção final, foi lida uma muito sentida carta enviada aos alunos do Frei pelo Pe. Petro Mayba, sacerdote responsável pelas escolas católicas na Ucrânia, contando-lhes como está a ser a vida dos meninos e meninas que vivem em guerra naquele país. Os alunos responderam a esta carta, escrevendo cada um, no recinto do santuário, um postal dirigido a um colega na Ucrânia. Após isso, os postais foram depositados simbolicamente pelos alunos numa caixa de correio preparada para o efeito, e irão ser entregues ao Pe. Petro Mayba que os distribuirá por alunos das escolas católicas da Ucrânia.

Reproduz-se, em baixo, a tradução da carta que o Pe. Petro Mayba escreveu para os alunos do Externato Frei Luís de Sousa.

 

Carta do Pe. Petro Mayba dirigida aos alunos do Externato Frei Luís de Sousa

Caros amigos portugueses!

Gostaria de vos contar, em poucas palavras, como vivem as nossas crianças e os nossos jovens na Ucrânia. Infelizmente, há muito tempo vivemos em condições de guerra, desencadeada pela Rússia.

Esta guerra trouxe muita dor e dificuldades à infância deles. Muitas crianças ucranianas foram obrigadas a deixar as suas casas acolhedoras, os seus brinquedos e os seus amigos para procurar segurança noutras cidades ou até noutros países. Algumas delas perderam os seus entes queridos; outras ouvem todos os dias o som das sirenes, que avisam do perigo e as obrigam a esconder-se nos abrigos, em vez de brincarem na rua ou se sentarem nas carteiras da escola.

A infância delas mudou. Aprendem a reconhecer o perigo, a preparar rapidamente uma “mala de emergência” e a não ter medo dos sons fortes. Mas isto não é o que as crianças deveriam ter de fazer.

Apesar de tudo, têm um grande desejo comum: a PAZ!

Sonham que o nosso céu seja silencioso e pacífico, sem aviões que representem uma ameaça. Sonham poder voltar para casa, para as suas cidades e aldeias, para junto dos amigos e familiares espalhados pelo mundo. Voltar à escola e permanecer em silêncio durante as aulas, não precisar de ir para os abrigos antiaéreos, brincar nos parques infantis, sem medo de que lá possa ser perigoso. Poder abraçar novamente os seus pais, sem se preocuparem com a segurança deles.

 

Querem viver e desfrutar do sol, sonhar com o futuro, aprender, brincar e ser simplesmente crianças felizes.

Obrigada pelo vosso apoio, pelas vossas cartas, pelos vossos desenhos e, sobretudo, pelo vosso desejo de paz — para nós, isso é extremamente importante! Lembrem-se de quão frágil é a paz e de como é importante cuidar dela e protegê-la.

Acreditamos que o bem triunfará sobre o mal e que, em breve, o sol da paz voltará a brilhar sobre a nossa pátria. Esperamos que um dia possamos encontrar-vos pessoalmente, contar-vos as nossas vidas e ouvir as vossas. Assim poderemos crescer na amizade e nas boas relações e, juntos, trabalhar para melhorar a vida de todos.

Pe. Petro Mayba, sdb

 

Newsletter

Em destaque

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

  Realizou-se hoje, dia 25 de julho, Festa do Apóstolo São Tiago, na Casa Episcopal, em Setúbal, o segundo Conselho Pastoral Diocesano.  A sessão de abertura foi presidida pelo Cardeal D. Américo...

Últimas notícias

Agenda