Encontro Matrimonial: Comunidade realizou Peregrinação Nacional a Fátima

20230523-encontro-matrimonial-peregrincao-nacional-fatima

A comunidade Encontro Matrimonial viveu este fim de semana a 33ª Peregrinação Nacional a Fátima, cujo tema foi “Renascer é Sonhar o Impossível com Fé”.

Após o acolhimento a todos os participantes, feito pela Região dos Açores, iniciámos o dia com a celebração da Eucaristia, na capela da Casa Domus Carmeli. Foi no final da Eucaristia que a Equipa Coordenadora Nacional, Aida + Pedro Cabral c/ P. Orlandino Bom, anunciou que está já constituída a Equipa Coordenadora Nacional para o próximo triénio: a Xana + José Eduardo Alves c/ P. Luís Bairrada, o que a todos encheu de júbilo.

Seguimos para o auditório (decorado pela comunidade do Centro) onde tivemos a honra da presença de D. Américo Aguiar que nos veio partilhar sobre os “Desafios da JMJ para as Famílias e a Igreja”. Na realidade, a JMJ também acontece nos movimentos familiares, através da inscrição como famílias de acolhimento e como voluntários para as inúmeras tarefas que este grande acontecimento exige.

Humanamente, não é possível tratar de tudo, mas Deus, com o pouquinho que cada um dá, fará o necessário. D. Américo Aguiar referiu que a JMJ é já um ponto de partida para uma nova realidade para todos os jovens que, alguns há cerca de quatro anos, se empenham para que este grande acontecimento da juventude faça a diferença na nossa sociedade. Referiu que os jovens têm sido “sonhadores, lutadores e poesia”, parafraseando as palavras do Papa Francisco, e todos temos responsabilidade na semente que lhes foi agora lançada. A Peregrinação dos Símbolos pelas várias dioceses do país são exemplo de que a JMJ está a “ferver” no coração dos jovens. Os jovens necessitam da nossa disponibilidade, acolhimento e carinho, de modo a que se dê a revolução da ternura, e é chamando para a missão que se chega à oração.  A partilha de D. Américo Aguiar foi, de facto, um dos momentos altos do fim de semana.

Após o almoço, seguimos para a Capelinha, onde saudámos Maria, cujos cânticos estiveram a cargo da Região Norte.

A tarde foi preenchida com o tema “As pérolas da nossa relação”, apresentado pelo casal Luísa + Tó Carvalho (Região de Lisboa). O tema permitiu-nos refletir como expressamos concretamente na nossa relação de casal (para os casais) e com a comunidade (para os sacerdotes e religiosas) o acolhimento, a estima / confirmação, a gratidão / reconhecimento, a ternura, o diálogo, a aceitação do sofrimento, o perdão e a fidelidade, todos estes elementos verdadeiras “pérolas preciosas” que fazem e enriquecem uma relação. No final foi distribuída a lembrança desta Peregrinação, a cargo da Região Sul.

À noite, participámos na Recitação do Rosário na Capelinha das Aparições, tendo o 1º mistério ficado a cargo do movimento Encontro Matrimonial.

A Peregrinação terminou no domingo, após o rosário pelas 10h e a participação na Eucaristia oficial, no recinto do Santuário.

Foi um fim de semana muito rico e intenso, que permitiu a todos os participantes encher o seu Reservatório de Amor.

Fátima + Fernando Penderlico c/ P. Luís Bairrada (Responsáveis da Região Sul do Encontro Matrimonial)

30 de Maio de 2023