“Aos pés da Virgem e Mãe de Nazaré vamos colocar a nossa família”

DJoseConvida

A Peregrinação Diocesana a Fátima realiza-se a 28 de outubro. D. José Ornelas, o Bispo de Setúbal, convida toda a Diocese a peregrinar como família até aos pés da Virgem e Mãe de Nazaré.

“No próximo dia 28 de outubro, a nossa Diocese de Setúbal é convidada a peregrinar até Fátima, neste ano centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.

Queremos agradecer a Nossa Senhora o ter peregrinado no meio de nós, há dois anos. Ela veio percorrer as nossas cidades e bairros, tornando-se maternalmente próxima de cada uma das nossas casas, paróquias e instituições. Desta vez, somos nós que peregrinamos até ao seu santuário, pedindo que nos ensine a caminhar ao jeito dela, como discípulas e discípulos de Jesus, portadores do seu Evangelho de misericórdia, de solidariedade e de vida.

Peregrinamos como família; cada uma das nossas famílias! Aos pés da Virgem e Mãe de Nazaré, vamos colocar a nossa família, pedindo que nos ensine o seu carinho materno, nos mostre a fidelidade de José, guia e protetor, nos ensine a ser filhos e irmãos ao estilo de Jesus, acolhendo os mais idosos e os mais frágeis, sob o olhar do nosso Pai do Céu.

Vamos como Família Paroquial e Diocesana, pois sabemos que é em comunidade que se vive e anuncia o Evangelho. Com Maria, próxima dos apóstolos, queremos aprender a rezar juntos, em família e na Igreja, a participar da vida das nossas comunidades, caminhando juntos para construir uma Igreja viva e fraterna, que seja sinal da presença renovadora do Espírito de Jesus ressuscitado.

Peregrinamos como Igreja missionária, aprendendo da nossa Mãe que, ao receber Jesus no seu ventre e na sua casa, se pôs a caminho para que Jesus se fizesse presente na casa da sua prima Isabel. Com a Virgem peregrina aprendemos que a fé é sempre um buscar, encontrar e levar, como semente e fermento que há de desenvolver-se e dar frutos de fraternidade, de misericórdia, de paz e de vida que não acaba.

Com os pastorinhos de Fátima, aprendemos a acolher a mensagem da nossa Mãe, com coração simples e fiel. Agradecemos a alegria e esperança das nossas crianças e dos nossos jovens, especialmente convidados para esta peregrinação. Que eles escutem, com a Virgem de Nazaré, a voz de Deus que lhes fala e respondam com generosidade, para terem a alegria de colaborar na construção da nossa Igreja, a fim de que seja família acolhedora, especialmente dos que mais precisam e anuncie o Evangelho da misericórdia e da Paz.”

Setúbal, 28 de setembro de 2017

+ José Ornelas Carvalho