Semana Cáritas: Um apelo a “Cuidar da Casa Comum”

No próximo Domingo, dia 25 de fevereiro, inicia-se a Semana Nacional da Cáritas em Portugal que, por deliberação da Conferência Episcopal, decorre entre o 2.º e o 3.º domingo da Quaresma, este ano dia 04 de Março. A nível nacional e diocesano, a rede Cáritas prepara esta semana com uma dedicação especial, dado tratar-se também de um tempo litúrgico favorável para os Cristãos Católicos.

Este ano, sob o lema “Cuidar da Casa Comum”, dando continuidade à Encíclica do Papa Francisco, sob o mesmo tema, a Cáritas Diocesana de Setúbal preparou um programa para a semana com um conjunto variado de atividades.

Estas não são exclusivas para os trabalhadores, voluntários e utentes da Instituição, mas abertas a todos quantos nelas queiram participar, ficando aqui o convite às comunidades onde vão realizar-se e não só. A participação, mesmo não sendo por razões de religião, é por razões cívicas para muitos e certamente enriquecerão o nosso pensamento cristão, contribuindo para melhorar a nossa ação em favor dos mais pobres.

Há atividades que decorrem em espaço público, onde qualquer cidadão pode voluntariar-se e/ou ajudar, seja no peditório público seja na conferência, seja no torneio de Futsal que realizamos há vários anos com bom desempenho e muita adesão. Também aqui vivemos um tempo favorável, desta vez resultante da excelência do resultado da nossa seleção.

Pelas razões invocadas e outras constantes do programa anexo, convidamos todas as pessoas a participar, chamando especial atenção para conferência que conta com a presença de representantes de outras religiões. Para nós, conhecer o pensamento e as razões dos outros é uma riqueza. Não a queremos perder.

A Direção da Cáritas Diocesana de Setúbal convida à participação, partilha e ajuda, sendo esta destinada aos mais desfavorecidos da nossa Diocese.

“Vinde benditos do Meu Pai, tive fome e deste-me de comer…”

Programa da Semana Cáritas na Diocese de Setúbal

25 fevereiro, Domingo

• 11.30h – Eucaristia na Igreja de São Lourenço, em Azeitão, presidida pelo Vigário Pastoral, Padre Luís Ferreira

28 fevereiro, Quarta-feira

• 21.00h – Via Sacra na Igreja de São Julião, em Setúbal, organizada pelos utentes, voluntários e trabalhadores da Cáritas Diocesana de Setúbal, sendo aberta a toda a comunidade

01 março, Quinta-feira

• Peditório Público
  • 21.00h – Evento Cultural no Centro Paroquial e Acção Social Padre Manuel Gonçalves, no Montijo (inclui uma peça de teatro pelo grupo “Sim, existo”, dos utentes e funcionários do Centro Social S. Francisco Xavier, e um espetáculo musical pelo “Grupo Gerações”)

02 março, Sexta-feira

• Peditório Público
  • 21.00h – Conferência “Cuidar da Casa Comum”, no Auditório da Escola de Hotelaria de Setúbal, organizado pela Cáritas Diocesana de Setúbal e pela Comissão Diocesana Justiça e Paz. Os oradores convidados são:
    • Professor Doutor Viriato Soromenho-Marques;
    • Comunidade Islâmica – Sheikh Zabir Edriss;
    • Cristãos Evangélicos – Pastor Dr. Brissos Lino;
    • Cristãos Católicos – Frei Hermínio Araújo (Franciscanos – OFM);
    • Fé Bahá’i – Dr.ª Margarida Ganço;
    • Com moderação de António Soares.

03 março, Sábado

• Peditório Público
  • 10.00h – IV Torneio de Futsal da Semana Cáritas no Pavilhão Antoine Velge, em Setúbal

04 março, Domingo