JMJ Lisboa 2023/Reflexão: Está na hora de nos pormos a caminho!

20231002-jmj-opiniao-hora-de-nos-colocarmos-ao-caminho-fabio-sousa - Cópia

Reflexão de Fábio Sousa, membro do Comité Organizador Paroquial da Amora, para a Agência Ecclesia.

Setembro é o mês dos regressos: o regresso à escola, ao trabalho, às atividades paroquiais, à rotina, ao quotidiano e, para alguns, até o regresso à Eucaristia. Em grande parte dos casos, as férias ficaram agora para trás, por isso encontramo-nos cheios de força para enfrentar todos estes regressos que se impõem nas nossas vidas. Porém, muitas vezes no meio de tanta logística, rapidamente voltamos a cair no stress e no cansaço em que nos encontrávamos antes, razão pela qual damos por nós a pensar tantas vezes: “Preciso novamente de férias”! É caso para dizer que o mês de Setembro faz-nos ficar focados em criar e manter uma rotina diária; mas nem sempre nos faz focar n’Aquilo que é essencial.

No entanto, Setembro de 2023 é diferente. Não por termos vivido o Verão mais quente dos últimos anos, mas sim porque a chama de Cristo se reacendeu nos nossos corações através da Jornada Mundial da Juventude. Foi um momento especial e único nas nossas vidas – não só pela sua dimensão, pelo seu impacto no dia-a-dia dos portugueses ou pelo frenesim que causou em todos os meios de comunicação social, mas também pela oportunidade que nos deu de podermos ser Igreja uns com os outros, num caminho que começou largos meses (para alguns, anos!) antes da semana que acolheu os jovens de todo o mundo. Ainda assim, ser Igreja não é fácil e este caminho para a JMJ teve muitos momentos de turbulência, desânimo, tristeza, incerteza e muita vontade de desistir. No entanto, também foram muitos os momentos de alegria, amor, caridade, partilha e testemunho. Na verdade, muitas vezes sem o conseguirmos perceber, fomos verdadeiros privilegiados por tudo o que nos foi proporcionado!

É neste sentimento de agradecimento que vos convido a fazerem uma pausa na vossa vida e a recuarem até aos primeiros dias de Agosto passado… A pensarem no que deram e no que receberam. No corpo e na alma. (Re)Vejam na televisão, no telemóvel, no computador ou no tablet, os momentos vividos nestas jornadas. Escutem, com calma, todas as mensagens que o nosso Papa Francisco nos foi deixando desde a sua visita até agora, em especial esta que foi partilhada há uns dias:

“…E vocês, com essa recordação que viveram na Jornada, mantenham-na viva, não a “anestesiem”, não a coloquem num álbum de memórias passadas. Viva. E contem ela, contem ela na universidade, contem na escola, contem no trabalho, contem o que vocês viveram, aquela massa de mais de 1 milhão e meio que estava lá e, acima de tudo, o que vocês sentiram. E eu peço a vocês agora: sejam missionários, sejam propagadores, sejam testemunhas do que viveram. E obrigado, obrigado pelo testemunho que vocês deram. E agora cabe a vocês isto: sejam testemunhas. …”

Agora, com todas estas memórias na nossa cabeça e no nosso coração, está na hora de nos pormos a caminho! Está na hora de quebrar a rotina de anos anteriores, está na hora de enfrentar os medos e os receios, está na hora de ir em frente e regressar ao essencial. Está na hora de ser testemunha do Cristo vivo neste mundo que precisa de paz, está na hora de agradecer o dom da vida e o privilégio que temos por sermos filhos de Deus. Está na hora de continuarmos o caminho que nos conduz à Santidade!

Fábio Sousa

18 de Setembro de 2023