São Francisco Xavier da Caparica: Projeto da nova da igreja foi aprovado pela Câmara Municipal de Almada

20231003-nova-igreja-sao-francisco-xavier-projeto

O projeto para a construção da nova igreja de São Francisco Xavier de Caparica foi aprovado pela Câmara Municipal de Almada. O licenciamento do projeto tinha dado entrada nos serviços municipais este ano e foi aprovado neste mês de setembro.

A notícia foi recebida com muita alegria pelo pároco e por toda a comunidade mas todos têm consciência de que há um longo caminho a percorrer. É preciso apoio financeiro externo para iniciar a edificação e portanto apela-se à generosidade de conhecidos e desconhecidos, mas principalmente de empresas, entidades, instituições e amigos para se poder dar início à construção desta obra tão sonhada pelos paroquianos, desde o tempo do Padre José Vicente Martins, sj.

E esse apoio financeiro externo é fundamental, pois a quasi-paróquia é das mais pobres da Diocese, situada num bairro social onde a população e os fiéis vivem com parcos recursos económicos. A comunidade está assim aberta e agradece todo o tipo de ajuda para poder concretizar este seu sonho.

Conta com as orações de todos e deixa aqui o IBAN da Paróquia para quem quiser e puder contribuir: PT50 0079 0000 8293 6891 1013 9

O projeto da nova igreja é da autoria dos arquitetos Alexandra Cantante e João Alves da Cunha e foi apresentado publicamente num seminário a 15 de março na “Brotéria”, em Lisboa.

A paróquia de São Francisco Xavier, no Pragal, Monte da Caparica, confiada à Companhia de Jesus e formalmente erigida em 2006, ocupa uma bonita quinta oitocentista. No entanto o espaço de culto é a adaptação de uma antiga adega.

Quasi-Paróquia de São Francisco Xavier/JM

17 de Setembro de 2023