Pastoral Social: Diocese de Setúbal celebra Semana Nacional Cáritas com música, poesia e ensinamentos do Papa Francisco

No programa da Semana Nacional Cáritas na Diocese de Setúbal destacam-se conferência sobre “o Grito da Terra e o Grito dos Pobres”, Via Sacra e encontro “Melodias & Poesias”. O Cardeal D. Américo Aguiar preside à Eucaristia do Dia Nacional Cáritas, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal.

A Cáritas assinala entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, a sua Semana Nacional. Com o tema “Cáritas, O Amor que Transforma”, o objetivo desta semana é dar “cara” a todos aqueles que diariamente procuram a Cáritas na expectativa de um sinal de esperança.

A Semana inicia este domingo, 25 de fevereiro, com missa presidida pelo Padre José Raposo na Igreja Matriz de São Pedro de Palmela. Na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, pelas 21 horas, Frei Hermínio Araujo (OFM), vai orientar a reflexão numa conferência subordinada ao tema “O Grito da Terra e o Grito dos Pobres nos ensinamentos do Papa Francisco”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal.

Na sexta-feira, 1 de março, pelas 17h15, o Padre Constantino Alves (FC) preside à Via Sacra organizada pela Cáritas Diocesana de Setúbal, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A 2 de março, sábado, pelas 15h30 realiza-se na sede da Cáritas Diocesana, na Praça Teófilo Braga, o “Melodias & Poesias, encontro entre a música e a poesia, pelos grupos de música e expressão dramática GARUM e 4º andar, respostas da Cáritas Diocesana de Setúbal.

Entre as atividades, destaque para o Peditório Público Nacional. Entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março, uma onda de voluntários e amigos da rede Cáritas espalha-se por todo o país apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade. Mas, seja na rua ou em formato online, todos podem ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.

Por fim, a 3 de março, domingo, celebra-se o Dia Nacional da Cáritas. A Eucaristia de encerramento da Semana Cáritas, pelas 11 horas, será presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, transmitida pela Rádio Renascença.

“O Amor que Transforma”

A Semana Nacional Cáritas é uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal e que acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, no 3º domingo da Quaresma, este ano no dia 3 de março. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos.

Em Portugal a rede Cáritas dá resposta a mais de 120 mil atendimentos e desenvolve um trabalho alargado de proximidade através da implementação de respostas sociais que alcançam todas a áreas de vulnerabilidade da pessoa.

A Cáritas é uma rede, expressão caritativa da Igreja, que se organiza a nível local (paroquial), diocesano, nacional, europeu e internacional; em Portugal está presente nas 20 dioceses do país, unidas na Cáritas Portuguesa, e em grupos locais que atuam em proximidade, nas paróquias e comunidades.

Saiba mais sobre a Semana Nacional Cáritas aqui.

Semana Cáritas alerta para «realidade preocupante», marcada pela guerra e a pobreza

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina, alertou na sua mensagem para a Semana Cáritas 2024 para a “preocupante” realidade, a nível nacional e mundial, marcada pela guerra e a pobreza.

“As guerras e conflitos em diversos países, os milhares migrantes de pessoas em busca de melhor vida, as famílias sem rendimentos suficientes, os pobres sem abrigo, as instituições sociais em permanente preocupação pela sua viabilidade, a instabilidade social política. É a realidade preocupante que nos desafia a todos”, lê-se na mensagem da Semana Cáritas que tem como tema ‘O amor que transforma’.

A iniciativa, que decorre de 25 de fevereiro a 3 de março, é apresentada como uma oportunidade “para valorizar e partilhar” o dom que move as pessoas “na atenção à realidade humana no contexto de um tempo aconselhado para a revisão de vida e de caminho para a Páscoa”, sublinha o documento.

O ‘Amor-Cáritas’, indica o bispo de Santarém, é o “dinamismo espiritual” que faz sair as pessoas de si mesmas e interessarem-se “pelos semelhantes”.

Esta semana é também uma oportunidade para “valorizar e agradecer o testemunho de todos os que trabalham como voluntários e/ou profissionais na rede Cáritas em Portugal, e que realizam parte da missão da Igreja na ação social”, escreve D. José Traquina.

JM/Agência Ecclesia

22 de Fevereiro de 2024