República e Igreja em análise

Repblica

As Jornadas de Comunicação Social promovidas pela Igreja Católica terão este ano como tema “República – Comunicação – Igreja”.
A iniciativa promovida pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais decorre nos dias 23 e 24 de Setembro, em Fátima.

Em cima da mesa estará o papel da comunicação social no início do século XX, verdades e mentiras na informação sobre a relação entre Igreja e República e a relação entre Igreja e República hoje, nomeadamente quanto ao exercício da comunicação.

Um ano após o debate sobre a importância dos Gabinetes de Imprensa na Igreja, as Jornadas dedicam uma sessão à avaliação do trabalho feito neste âmbito, apresentando propostas para a consolidação destas estruturas de comunicação nas dioceses e outras instituições eclesiais.

Na sessão de encerramento será apresentada a Edição Especial do Semanário Agência Ecclesia, onde se publica a investigação do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica sobre os acontecimentos em torno da I República.

As Jornadas destinam-se a todos os profissionais de comunicação, quer ligados a meios de inspiração cristã, quer a outros que abordem notícias e questões relacionadas com a Igreja.

15 de Junho de 2010