Altar-mor renovado

pag 1

No passado dia 17 de Julho, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, realizou-se a apresentação pública do restauro do altar-mor, que coincidiu, com a celebração do Crisma naquela comunidade e que contou com a presença do Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis.

Esta era obra há muito aguardada pela comunidade, naquela que é considerada como a igreja mais bonita da cidade do Barreiro. O problema é que naquele templo, com grande tradição e devoção associadas, durante décadas sofreu reparações que não se ajustaram com o traço e não tiveram o cuidado que o espaço merecia, mercê de falta de fundos para os ajustes convenientes e também de alguns lances de gosto mais que duvidoso.

Nesse sentido, segundo foi explicado na ocasião, os restauradores tiveram que, numa fase inicial, procurar as camadas de tinta original, para verificar qual seria o programa de cores pensado no início para a Igreja.

De acordo com o Pe. António Estevão, reitor daquela igreja, os responsáveis pela obra de restauro tiveram um longo trabalho, desde Setembro de 2009 até há poucas semanas. Desde logo, descobriu-se a camada original de tinta em boa conservação, em vários locais muito boa, o que permitiu que nos locais onde não se podia “salvar” se pudesse retocar, comparando com o original.

Apelo à generosidade

Em termos financeiros, a obra que não está ainda totalmente paga, e conta com o apoio da CCDRLVT que tem atribuído um fundo que suporta cerca de 70 por cento do restauro, sendo a outra parte terá de ser «carregada» pela partilha e pela generosidade possível da comunidade.

O resultado bem merece o esforço: um bonito restauro, que vem devolver àquele ponto da Igreja o seu traço original, datável do século XVIII, e que trouxe mais brilho ao Altar-mor, em talha dourada, que «ilumina» a imagem da Senhora que dá nome ao templo.

Não sendo a inauguração de um altar, mas a apresentação de um restauro, o Reitor entendeu que a melhor forma de mostrar à comunidade a nova obra seria através da trasladação do Santíssimo Sacramento, desde o Sacrário provisório onde tem estado para o original, agora renovado.

A celebração coincidiu também com a confirmação de quatro pessoas contou com a presença de várias entidades, nomeadamente a autarquia barreirense, que aproveitou para agradecer a todos pelo empenho desta recuperação de um monumento que é de todos.

D. Gilberto dos Reis, a encerrar, agradeceu também a todos pelo o esforço em recuperar um património que é de todos os barreirenses, e lembrou que, por mais belo que fosse o altar, o mais importante e mais belo era Quem ele contem, pelo que se justificou plenamente toda o esforço.

Bruno Máximo Leite

23 de Julho de 2010