CNE/Natal: De candeia em candeia a “Luz da Paz de Belém” chegou à Diocese de Setúbal

20231227-cne-luz-paz-de-belem-2023 (6)

Paróquia de Alcochete acolheu a cerimónia regional da partilha da Luz da Paz de Belém.

Neste caminho de Advento que conduz ao Natal, os escuteiros da Região de Setúbal voltaram a partilhar essa luz que todos os anos parte da gruta de Belém para chegar à casa de cada um, como convite à paz e ao acolhimento de Cristo a verdadeira luz.

A partilha aconteceu em ambiente eucarístico presidido pelo Assistente Nacional do CNE, Pe. Daniel Nascimento, que, nesta diocese, “é da casa”.

Na reflexão que desenvolveu na homilia, o Pe. Daniel lembrou que a luz é determinante porque “brilha nas trevas” e os tempos que habitamos são marcados por diversas situações de trevas.

“Vivemos tempos difíceis e de escuridão, tempos ameaçados pela guerra e pela economia, ameaçados pela perda de referências e de valores. Mas o tempo de Advento é ocasião de esperança e de luz porque não queremos andar nas trevas” lembrou o sacerdote sublinhando o gesto determinante de partilhar a luz.

Fotos: Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas (CNE)

“Esta é uma luz que constrói a paz… transportar esta candeia, o gesto simples e aparentemente inútil de acender uma vela, significa que queremos ir à profundidade da partilha…” disse.

No final da celebração, a Chefe Regional agradeceu a presença significativa de tantos agrupamentos da região para reforçar “a incumbência da partilha”. Ana Margarida Chagas lembrou que “como escuteiros, temos a incumbência de levar a luz para fora dos muros da paróquia, ela é um bom pretexto de aproximação a todos.

A Luz da Paz de Belém é uma iniciativa conjunta da televisão pública austríaca com os Escuteiros e Guias da Áustria e é distribuída a toda a Europa a partir da cidade de Linz, naquele país. Todos os anos, desde 1989, uma criança desloca-se até à Gruta da Natividade, onde Jesus nasceu, em Belém, e recolhe a chama, acendendo uma vela na luz que aí permanece sempre a brilhar.

Fotos: Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas (CNE)

Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico

27 de Dezembro de 2023