Nova realidade laboral é preocupante

fabrica_limpa1

A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) aprovou as linhas de orientação para os próximos três anos, mostrando preocupação pela nova situação laboral, no actual tempo de crise. “Os trabalhadores não devem viver da caridade mas sim de justiça social”, afirmam os membros do movimento.

Mais de duas centenas de militantes estiveram em Aveiro para o XIV Congresso Nacional da LOC/MTC, nos passados dias 12 e 13 de Junho, sob o lema “Trabalho Digno, Sociedade Humanizada”.

O documento conclusivo lança alertas par a realidade do mundo do trabalho “marcada pela precarização e o aumento do desemprego; pelo enfraquecimento das organizações sindicais; pela falta da responsabilidade social dos empresários”.

Os trabalhadores cristãos falam ainda num momento marcado “pela fragilidade social das famílias mais pobres” e “por um consumismo exagerado e desrespeito pelo meio ambiente”.

Neste contexto, apelam à promoção da solidariedade entre os trabalhadores, desejando “a discussão de ideias e o envolvimento dos mesmos nos projectos e nas decisões tomadas” e a promoção da presença “nos sindicatos e nas associações que os representam”.

A LOC/MTC destacou também a importância de “interpelar as comunidades cristãs a terem mais presente na sua reflexão e acção pastoral aquilo que são as angústias e anseios dos trabalhadores”.

Neste XIV Congresso, foram eleitos para um segundo mandato de três anos a Coordenadora Nacional Maria Fátima Cunha Almeida, da Diocese de Braga, e o Vice-Coordenador Nacional José Domingues Rodrigues da Diocese de Lisboa.

16 de Junho de 2010