Ordenação de um novo padre

padre_zeferino_2

Mais um pastor para a nossa Igreja. No passado dia 13 de Junho, na Igreja de Santa Margarida, no Lavradio, o Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, ordenou mais um sacerdote, o Padre Zeferino Sakapepa, do Instituto dos Filhos da Caridade, presente há décadas naquela comunidade do Concelho do Barreiro.

Natural de Benguela, Angola, o novo presbítero fez o período final da sua formação no Seminário de Almada. A igreja do Lavradio foi pequena para acolher na tarde de Domingo as centenas de amigos, familiares, muitos vindo de Angola, e as pessoas da comunidade que quiseram acompanhar o Pe. Zeferino Sakapepa nesta ordenação, ele que nestes últimos tempos desempenhou o serviço do diaconado, no Lavradio.

O Padre José Miguel Sopeña, Provincial Geral dos Filhos da Caridade, referiu a «preciosidade de haver homens que coloquem Deus nas suas vidas. O responsável agradeceu ao prelado sadino pela confiança que tem dado à congregação pelo seu trabalho na diocese, garantindo que o novo sacerdote vai desempenhar o papel a que todos os Filhos da Caridade se comprometem, a terem amor pelos mais pobres, a serem homens de acção, levando o Amor Fraterno a todos os irmãos.

Na homília, D. Gilberto dos Reis falou das escolhas de Deus: «O padre é escolhido para continuar a missão de Jesus em guiar as suas ovelhas», disse, sublinhando que, como consequência, esse seguimento «é também morrer pelas suas ovelhas».

Ensinar, santificar, governar

O prelado lembrou a missão do presbítero, concretizada no ensino, na santificação e no governo: «O padre é quem ensina a Palavra de Deus, é ele que partilha e a prega a todos, tendo como principal serviço esse anúncio. O sacerdote santifica através da celebração dos Sacramentos, ajudando a descobrir a alegria de Deus que está em cada um. Por fim, o pastor governa a sua comunidade, onde cada um tem o seu lugar e ajuda o outro a alcançar o seu, e ajuda a construir uma comunidade para que ninguém se sinta perdido, e estando ainda atento aos de fora».

No final, o bispo pediu a todos que rezassem pelo novo sacerdote, para que seja um pastor que santifique, ensine e governe à imagem de Cristo.

De seguida, realizou-se o rito da ordenação: deitado no chão enquanto se rezava a Ladainha dos Santos, no gesto mais eloquente (embora não o principal) deste rito, o momento foi de densidade espiritual; após a imposição das mãos por parte do bispo e de todos os sacerdotes presentes, e após as palavras da consagração, o até aí diácono tornava-se padre, e participava pela primeira vez na Eucaristia como tal, numa alegria que se via patente no seu rosto.

No próximo domingo, 20 de Junho, o Padre Zeferino presidirá à Eucaristia na igreja do Lavradio; no dia 15 de Agosto estará na sua terra Natal, Benguela, a celebrar a sua “Missa Nova”.

Bruno Máximo Leite

18 de Junho de 2010