Entre Pinhal de Frades e Fernão Ferro

pfrades

Cinco anos depois, D. Gilberto dos Reis está, desde o dia 13 de Novembro, em visita pastoral nas Paróquias de Pinhal de Frades e Fernão Ferro que partilham o mesmo pároco, Padre José Manuel Abreu, e agora o mesmo vigário paroquial, Padre Marco Belchior. Até dia 28 de Novembro o Pastor da diocese vai manter encontros com os diversos grupos das duas paróquias e presidir a várias cerimónias.

Depois de ter celebrado as Eucaristias vespertinas de Domingo em Fernão Ferro e Casal do Sapo, e de seguida ter jantado com a equipa de Casais de Nossa Senhora, o primeiro dia da visita pastoral do Bispo de Setúbal a estas comunidades foi marcado pelo encontro, em Pinhal de Frades, com os grupos das duas paróquias que estão ligados à área da liturgia.

Entre leitores, cantores e acólitos todos marcaram presença e retiraram daquele momento verdadeiros ensinamentos sobre a Eucaristia e os cuidados a ter na sua preparação. D. Gilberto agradeceu a disponibilidade de todos para ajudar na celebração da liturgia eucarística e lembrou a importância do papel que assumem. Salientando que a Eucaristia é central e um acto de Jesus e da Igreja, o Bispo disse: «ao preparar a Eucaristia tendes que fazer aquilo que Jesus Cristo e a Igreja vos entregam. Se não fizerem isto tornam a Eucaristia um acto vosso e não deixam que Jesus Cristo e a Igreja actuem. Por isso, ao preparar a celebração tendes sempre que perguntar ‘O que é que a Igreja quer? O que é que Jesus Cristo quer’»?

A fidelidade é caminho para a salvação

No Domingo, dia 14, o Prelado presidiu à Eucaristia em Pinhal de Frades e Fernão Ferro. Depois, seguiu-se o almoço convívio com os paroquianos das duas comunidades e, da parte da tarde, o encontro com o grupo da iniciação cristã. Em Pinhal de Frades D. Gilberto fez ainda uma breve visita à catequese onde foi recebido com grande alegria pelos mais pequeninos.

No acolhimento deste dia ao Bispo da diocese, o pároco, Padre José Manuel referiu: «Há 5 anos esteve entre nós e deixou várias sementes de palavra, de ensinamentos que nos foram preciosos, indicações que procurámos seguir. Agora pedimos que nos venha ensinar novamente».

E a mensagem de D. Gilberto dos Reis na homília em Pinhal de Frades foi pautada pela perseverança. «É uma felicidade duradoira e profunda ser fiel ao autor de todos os bens, isto é, a Deus», referiu o prelado. Destacando que permanecer na fidelidade a Jesus Cristo nem sempre é um caminho fácil, o Bispo pediu: «Esforçai-vos por ser perseverantes em seguir com Cristo mesmo quanto todos possam dizer mal d’Ele e O abandonar. Sede perseverantes na Eucaristia, no amor à Igreja, em levar Cristo aos outros, em amar o seminário. Sede perseverantes no caminho da santidade e neste combate da fé. Os que perseveram até ao fim, esses serão salvos».

Na semana e meia que resta de visita pastoral a estas duas paróquias, o Bispo de Setúbal terá ainda encontros com: os agentes do Centro Social Paroquial; os catequistas; o Agrupamento de escuteiros (1238 Pinhal de Frades); os grupos ligados à área sócio-caritativa (Legião de Maria e outros); e os conselhos económicos e pastorais. Visitará ainda os doentes, a catequese de Fernão Ferro e o grupo de jovens.

Para além de Pinhal de Frades e Fernão Ferro, o Bispo presidirá ainda à Eucaristia na localidade de Redondos.

Anabela Sousa

21 de Novembro de 2010