40 anos de Cabo Verde

DSC_0483

As festividades dos 40 anos da independência de Cabo Verde decorreram no passado dia 5 de Julho. O Bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, presidiu à Eucaristia de homenagem à Comunidade Cabo-verdiana na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Piedade.

A diocese de Setúbal tem uma forte comunidade cabo-verdiana que participa ativamente nas atividades religiosas. O amor à terra e a fé em dias melhores são valores importantes que justificam a luta dos cabo-verdianos noutras paragens, sempre com esperança de um regresso à terra mãe, que é razão de luta e motivo de orgulho.

Com o lema «Cabo Verde – nha amor, nha fé, nha luta», as festividades acolheram centenas de pessoas que se juntaram para celebrar as quatro décadas de independência da soberania portuguesa.

Numa Eucaristia em que se sentiu a falta das músicas com dialeto e mais proximidade com a cultura cabo-verdiana foi a transmissão pela televisão que teve o destaque.

O Pe José Pinheiro, pároco da Cova da Piedade, destacou a importância destas comemorações naquela paróquia com grande representação de Cabo Verde. «É com grande humildade que recebemos a comunidade cabo-verdiana», referiu, acrescentando que são comunidade que na cidade de Almada «enriquece pelo testemunho de fé». O sacerdote referiu ainda que a paróquia é uma casa de todos e lembrou a todos, na pessoa do prelado, que se deviam bem-vindos. «Sinta-se em casa», disse.

Paz para o povo

«Vamos hoje neste dia histórico suplicar paz para o povo de Cabo-verde», referiu o Bispo de Mindelo. O prelado destacou a alegria de reencontrar as gentes de Cabo Verde e sabendo que ainda conservam valores como a fé, a tradição e a cultura. O prelado apelou a todos os presentes que sejam «profetas no mundo» e que levem Cristo sempre com eles.

«Somos um país que avança», disse. «Temos uma democracia que ainda está por consolidar, mas que funciona, e não tem comparação possível com os outros países africanos. Cada vez mais, vai havendo maior sensibilidade para questões relacionadas com a saúde, educação e ecologia. O nosso país está em crescimento e no bom caminho», sublinhou, ao mesmo tempo que perspetivou o futuro de Cabo Verde com otimismo: «Vejo estes 40 anos como uma abertura para uma nova fase da nossa história, com novas gerações e com os nossos jovens na linha da frente para continuarem a desenvolver o país, sempre guiados pelo Espírito Santo».

No final da Missa D. Ildo foi abordado pela comunidade. O Bispo mostrou-se disponível, falando com todos e perguntando a sua origem, cumprimentando e até tirando fotos.

As comemorações dos 40 anos da independência de Cabo Verde continuaram com um almoço de confraternização no Centro Comunitário da Cova da Piedade, onde não faltou a tradicional cachupa. Crianças, jovens e adultos juntaram-se à mesa num ambiente de grande alegria. Para além da culinária o ritmo manteve-se com muita música cabo-verdiana.

Bruno Máximo Leite

14 de Julho de 2015