comprehensive-camels

Ascensor vai ser substituído

1261051864_424dda0548

A partir do dia 1 de Março de 2017, o ascensor do monumento a Cristo Rei começa a ser desmantelado. Assim, durante o mês de Março, não haverá a possibilidade de aceder ao cimo do pedestal da Imagem de Cristo Rei.De acordo com a nota abaixo, enviada pela reitoria do Santuário, o novo ascensor será inaugurado no dia 1 de Abril e durante este período serão também feitas outras melhorias.

Consulte, de seguida, toda a informação.

Nota da Reitoria do Santuário de Cristo Rei

O atual ascensor que transporta os Peregrinos/Visitantes para o pedestal da Imagem de Cristo Rei, começou a ser montado no ano de 1958, sendo inaugurado a 17 de Maio de 1959. Em 1957, lançou-se o concurso público para a sua aquisição, sendo a empresa G. Perez, Limitada, com sede na Cidade do Porto, a escolhida.

Optou-se pela conceituada marca Suíça, Schliren, por ser à época a única que fabricava ascensores com duplo paraquedas, permitindo assim grande segurança aos seus utilizadores. Recordamos que só na década de 1970 esta tecnologia foi introduzida noutras marcas. O seu sistema mecânico, comandado por um quadro de comando ainda a válvulas de mercúrio, e um grupo conversor que transforma a energia alterna em contínua, fá-lo trabalhar 8 horas diárias, todos os dias da semana, há quase 58 anos, sem problemas graves.

As suas avarias nunca levaram horas a serem reparadas, e isto, graças ao competente e experiente técnico que colaborou na sua montagem em 1958, continuando na sua manutenção até à data da sua morte que ocorreu em 2012. A sua experiência era a nossa Segurança e tranquilidade.

De salientar que este tipo de elevador é o único na Europa em funcionamento. Há uns anos atrás, chegou-se a equacionar a possibilidade da sua substituição, porém, essa hipótese foi afastada pelo experiente técnico que nos informou que se iria trocar uma coisa boa por uma menos boa em termos de durabilidade e despesas de manutenção.

No verão deste ano ocorreu uma avaria, que depois de dias de grande angústia e avultados prejuízos, só se conseguiu resolver com a deslocação de um técnico vindo de Espanha, que conhecia bem a marca e tinha uma experiencia de 46 anos de trabalho, prestes a ir para a merecida reforma.

Porque as peças para este tipo de elevador vão desaparecendo no mercado e sobretudo a falta de técnicos conhecedores deste tipo de máquinas, levam-nos a tomar a difícil decisão da sua substituição.

Dizemos difícil, porque o que está em causa não é o mau funcionamento ou segurança da máquina, mas sim questões de ordem técnica, as quais não as podemos ultrapassar.

Aproveitamos esta oportunidade para substituir também a cabine que transporta as pessoas. Esta já vem preparada para que no próximo ano sejam colocados painéis virtuais que permitem criar a percepção dum elevador panorâmico.

Temos consciência que se irá cumprir aquilo que nos disse o saudoso técnico que durante 53 anos fez de forma competente a manutenção, isto é, a durabilidade do novo ascensor não será a mesma do atual.

Porque o nosso ascensor Schliren faz parte da história do Santuário, o seu destino não será o ferro velho, fará parte do espólio do nosso futuro museu, para que desta forma possa recordar às gerações vindouras da era digital, como era a velha tecnologia mecânica que funcionou durante décadas.

O novo ascensor será mais amigo do ambiente, sendo necessária menos energia para o seu funcionamento. Também o seu ruído na zona do espaço comercial será mais suave.

Face ao acima exposto, informamos que a partir de 1 de Março de 2017, o ascensor começa a ser desmantelado, sendo inaugurado o novo no dia 1 de Abril.

Assim, durante o mês de Março, não haverá a possibilidade de aceder ao cimo do pedestal da Imagem de Cristo Rei.

Vamos aproveitar esta paragem para melhorarmos toda a zona envolvente da Imagem de Cristo Rei, que será embelezada com painéis de azulejos, pintados à mão, da autoria do Arquiteto João de Sousa Araújo, alusivos a temas bíblicos.

Também será colocada na base da Imagem a frase “Deus é Amor” em 16 línguas. Faremos igualmente o esforço para colocar um novo gradeamento que reforçará a segurança.

Como a imagem e pedestal de Cristo Rei apresenta muitos fungos, aproveitamos o encerramento para também fazermos a limpeza adequada, utilizando alpinistas para o efeito. Este trabalho durará oito dias.

O Santuário tem outros pontos de interesse que podem ser visitados, tal como as Capelas de Nº Srª da Paz e Divino Coração, via Sacra, espaços verdes e miradouro térreo sobre Lisboa a 110m do nível das águas do mar. Também temos dois excelentes parques de merendas cobertos, onde os grupos podem saborear a sua refeição.

Não deixe por isso de nos visitar neste período de encerramento do ascensor. A única coisa que encerra é o acesso à imagem de Cristo Rei.

Pedimos desculpa pelo incómodo, pedindo ajuda na divulgação deste comunicado, para que desta forma minimizemos as frustrações que possam ocorrer em todos aqueles que têm programada neste período a sua subida ao topo do pedestal da base da Imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

O Reitor

Pe. Sezinando Alberto

Partilhe nas redes sociais!
13 de Fevereiro de 2017