Almada: Bênção de imagem de São João Paulo II marca início das comemorações do cinquentenário da nova igreja

20180624-Paroquia-Almada-Imagem-Joao-Paulo-II-01

Como habitualmente, a Paróquia de Almada celebrou São João Batista. Na sexta feira, 22 de junho, foi dia de arraial dinamizado pelo Centro Social Paroquial com muitos voluntários dos vários sectores da Paróquia. No dia 23 de Junho celebrou-se a Missa da Vigília, antes da saída da procissão, como tem vindo a acontecer nos últimos anos, em direcção à Capela de São João da Ramalha na Paróquia da Cova da Piedade.

O encerramento do ano catequético levou muitas das crianças e adolescentes até à Igreja Matriz de Santiago, para muitos desconhecida, não obstante os cerca de 700 anos de existência. Isto, após uma catequese sobre a figura de São João Batista que tiveram. Ficou a cerimónia marcada, também, pelo regresso ao culto das imagens de S.Tiago, o padroeiro da Paróquia de Almada, S. Miguel Arcanjo, bem como da imagem do Sagrado Coração de Jesus que se encontravam em restauro.

A procissão foi presidida pelo pároco da Cova da Piedade e a oração dinamizada pelo pároco de Almada. Esteve presente, pela primeira vez, o pároco do Pragal, Padre Pedro Baldaia, e também o Diácono João Reis da Paróquia do Feijó, sendo no dia seguinte, 24 de Junho, alternadas as missões dos párocos de Almada e Cova da Piedade  como tem vindo a acontecer desde os últimos três anos.

No mesmo dia da Solenidade do Nascimento de São João Batista, pelas 11h30, na Santa Missa celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Almada) foi benzida e colocada uma imagem de São João Paulo II. A imagem foi oferecida por uma família da Paróquia muito devota do Papa Polaco, indo ao encontro do desejo que desconhecia do pároco desde há um ano! Este será o santo patrono em Almada, no ano missionário declarado pela Igreja em Portugal.

Também assim se deu início às comemorações do cinquentenário da construção e dedicação da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conhecida como Igreja nova de Almada. Até 14 de Dezembro de 2019, dia de aniversário da sua inauguração, a Paróquia irá desenvolver um conjunto de diversas iniciativas que possam ser uma memória da fé agradecida de todos os que contribuíram para a existência desta igreja e, ao mesmo tempo, e não menos importante, como forma de renovação eclesial da própria comunidade.

A próxima ação será a peregrinação paroquial à Polónia, de seis a doze de Julho com quarenta e três pessoas.

Padre Marco Luís, pároco de Almada

27 de Junho de 2018