Arrentela: Paróquia apresentou musical “O Conto de Natal”

20181217-Arrentela-Musical-Natal-01

No fim de semana de 15 e 16 de dezembro, chamado liturgicamente o Domingo da Alegria, a Paróquia de Nossa Senhora da Consolação, na Arrentela viveu este convite na sua profundidade, por meio das celebrações e também da arte.

Conforme recitava o salmista “Canta de Alegria, ó povo do Senhor” (salmo Is 12,2-3) a comunidade foi introduzida no sentido teológico da liturgia dominical de modo a abrir o coração para a vinda do “Menino Jesus”. A seguir à celebração dos Sagrados Mistérios na noite de sábado e na tarde de Domingo, a comunidade paroquial e arredores puderam desfrutar da apresentação do musical “O Conto de Natal”.

O Musical “O Conto de Natal” refere-se a uma peça tradicional da cultura inglesa, apresentada sempre no final de cada ano. Enquadrada no contexto português e com adaptações, narra a história de um “homem idoso e muito avarento” que não celebrava o Natal, mas que por outro lado sentia-se sozinho. Sendo assim, ao longo do enredo desta peça este “senhor avarento” acaba por se converter e passa a ajudar os carenciados e volta ao convívio familiar. No fim é encenado o nascimento do “Menino Jesus” e faz-se um momento de oração comunitária.

O remake de o “Conto de Natal” ficou a cargo do Grupo de Animação da Paróquia de Arrentela (GAPA), cujos membros são oriundos da Paróquia de Arrentela e de outras regiões da nossa Diocese de Setúbal, que com muita dedicação e amor à Igreja colocam os seus dons ao serviço.

Como grande final, tivemos o primeiro Concurso de Presépios da Paróquia de Arrentela, em que o objetivo seria suscitar na comunidade o desejo de viver o Natal na profundidade da sua espiritualidade específica, para tal os diversos grupos, movimentos, famílias e a catequese foram desafiados a confeccionarem os próprios presépios afim de meditarem sobre a importância de cada personagem da história do nascimento de Jesus. Como resultado deste “Jogo da Fé”, tivemos 19 presépios para demonstração, tendo como vencedores: 3ª Lugar – 7º Volume da catequese da Torre da Marinha , 2ª Lugar – Cáritas Paroquial e em 1ª Lugar – Agrupamento 719ª de Arrentela.

Louvamos a Deus,pelo Dom de sermos igreja e seguimos na feliz espera do Cristo que vem.

Padre Luiz, pároco de Arrentela

22 de Dezembro de 2018