“Nunca seremos casal cristão se nos mantivermos sozinhos, isolados da comunidade” – 41.º Mini Cursilho

20190612-MCC-Mini-Cursilho-41-01

Nos dias 25 e 26 de Maio de 2019, no Seminário de São Paulo, em Almada, realizou-se o 41.º Mini Cursilho para Casais do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) na Diocese de Setúbal.

Naquele fim de semana estiveram reunidos, no Amor de Cristo, no amor dos casais, e na fraternidade de cristãos, sete casais da equipa animadora, os dois sacerdotes assistentes espirituais do MCC e nove casais participantes.  Para uma maior disponibilidade para o encontro em casal, pudemos contar com a dedicação de uma irmã cursilhista que assegurou o serviço de babysitting para os casais que tiveram necessidade de levar os seus filhotes.

Este Mini Cursilho para Casais fez-nos parar… escutar e… refletir na vida a dois como verdadeiros cristãos, dando-nos instrumentos de diálogo e de partilha únicos e essenciais para superarmos os obstáculos, permitindo que, doravante, a nossa declaração de amor incondicional feita no dia do nosso matrimónio – e renovado no compromisso conjugal manifestado por todos os casais presentes, no decurso da Eucaristia de domingo – se repita todos os dias das nossas vidas.

Conforme partilharam no encerramento, os casais participantes identificaram-se com as vivências transmitidas pelos casais da equipa e retiveram, das pistas de diálogo propostas,  sugestões de vias de solução para algumas das suas dificuldades! Foi unânime a conclusão de que ter vivenciado este fim de semana, em casal e para o casal, foi realmente uma experiência muito feliz e enriquecedora, tendo sempre Jesus Cristo como centro da nossa vida e do nosso Amor!

Quando o Senhor nos disse: “Eu sou a videira e vós sois os ramos”, mostrou-nos que a santificação não se obtém em isolamento, e que nunca seremos casal cristão se nos mantivermos sozinhos, isolados da comunidade, antes o Senhor nos quer seus ramos, participantes activos na construção da sua Igreja, no Seu projecto de salvação para todos nós!

Cristo e Casal: Maioria Absoluta

Lídia e Fernando Jacob