Jornada Mundial da Juventude 2022: um ano de caminho, rumo a Lisboa

20200127-jmj-panama-lisboa-banner

A 27 de janeiro de 2019, faz esta segunda-feira um ano, no Panamá, soube-se que Lisboa seria a próxima cidade a acolher, em 2022, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento do mundo dedicado aos jovens.

Inúmeros esforços na preparação e organização deste evento têm mobilizado equipas de Norte a Sul e Ilhas, com particular ênfase para o Patriarcado de Lisboa, palco dos grandes eventos da jornada. De acordo com o Comité Organizador Local (COL) equipas de trabalho foram constituídas para trabalhar nas diferentes áreas de preparação do evento, a nível pastoral e logístico.

O COL é presidido pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e coordenado pelos bispos-auxiliares D. Américo Aguiar (setor logístico-operativo) e D. Joaquim Mendes (área pastoral).

Voluntários de todo o mundo

O cariz universal da JMJ tem despertado, desde já, o interesse de voluntários de inúmeras regiões do globo. “Temos sido contactados por jovens do mundo inteiro que querem fazer voluntariado, uns imediatamente e outros mais em cima da data da Jornada Mundial da Juventude”, o bispo-auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

“Agradecemos, desde já, aos que vão ser voluntários e a todos aqueles que até esta data, neste ano, têm sido magníficos na disponibilidade, no empenho e na ajuda, porque a Jornada Mundial da Juventude só se concretizará se formos capazes de estar todos disponíveis e cada um der o melhor de si”, sublinha D. Américo Aguiar.

Os símbolos da JMJ chegam a Portugal em abril

Neste momento, o COL está também empenhado na preparação da peregrinação para a entrega dos símbolos da JMJ que irá decorrer em Roma, no Domingo de Ramos, dia 5 de Abril. A organização recebeu largas centenas de inscrições de jovens de todo o país. São muitos os que querem encontrar-se com o Papa Francisco para trazerem para Portugal a cruz – entregue por São João Paulo II aos jovens do mundo inteiro, em 1984 – e o ícone de Nossa Senhora.

Com a entrega dos símbolos a Portugal, os mesmos iniciarão uma peregrinação pelos países africanos de língua oficial portuguesa, que passará também por Espanha. Seguir-se-á depois um percurso pelas dioceses de Portugal que terminará no Verão de 2022, em Lisboa, onde decorrerá a JMJ.

Concursos do logo e do hino

Decorre ainda, neste momento, a seleção dos vencedores dos concursos do logótipo e do hino. Na competição internacional que irá eleger o símbolo gráfico do evento participaram centenas de candidatos provenientes de 30 países dos cinco continentes. A triagem e a avaliação destes trabalhos foi feita primeiramente por uma equipa da Universidade Católica Portuguesa que selecionou as 21 melhores propostas. Estas serão agora avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação. Serão também auscultados alguns jovens ao longo do processo.

Para o concurso que irá escolher a canção oficial da JMJ, e que foi aberto apenas a portugueses, o COL recebeu mais de uma centena de candidaturas. Estas estão a ser analisadas por um júri, composto por profissionais ligados à área da música e das artes. Em breve, serão divulgados os vencedores de ambas as competições.

Setúbal a caminho

Na Diocese de Setúbal, está a ser formado um Comité Organizador Diocesano, para preparar localmente a peregrinação dos símbolos da JMJ, as pré-jornadas (também conhecidos como “Dias nas Dioceses”, que antecedem o programa oficial da JMJ) e o acolhimento aos peregrinos.

O Departamento da Juventude está a promover um itinerário de formação e oração, com o lema «Get ready» (Prepara-te). Esta é uma proposta de aprofundamento pessoal e espiritual para que os grupos de jovens, movimentos e paróquias, possam caminhar rumo a 2022.

“A caminhada espiritual rumo à JMJ pretende ser um tempo de fortalecimento da amizade do jovem com Jesus. Jovens e animadores estarão preparados para viver toda a experiência da JMJ (antes, durante e depois) se se sentirem em caminho de amizade com Aquele que é a razão da nossa vida” pode ler-se no documento de apresentação do projeto.

Especial: Um ano depois, dioceses portuguesas preparam-se para JMJ de 2022

Comité Organizador Local da JMJ 2022 e JM