Saúde: Paróquia da Sobreda promoveu 1º Encontro Intergeracional

20200221-encontro-intergeracional-sobreda (3)

Encontro promovido pela Pastoral da Saúde no âmbito do Dia Mundial do Doente reuniu pessoas de todas as idades, movimentos e grupos paroquiais.

No passado dia 15 de fevereiro, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento encheu para acolher diferentes gerações, com o intuito de promover o contacto, o convívio, a partilha e a entreajuda, em particular com os mais doentes e incapacitados.

A iniciativa, organizada no âmbito do Dia Mundial do Doente, celebrado no dia 11 de fevereiro, teve como inspiração as palavras do Papa Francisco na sua mensagem para este dia onde refere que “a Igreja quer ser, cada vez mais e melhor, a «estalagem» do Bom Samaritano que é Cristo (cf. Lc 10, 34), isto é, a casa onde podeis encontrar a sua graça, que se expressa na familiaridade, no acolhimento, no alívio. Nesta casa, podereis encontrar frestas através das quais ver o horizonte para além da doença e receber luz e ar para a vossa vida”.

Muitas foram as famílias e lares que responderam positivamente ao convite e trouxeram os seus familiares em situação mais dependente para participar.

Na Eucaristia, uma centena de pessoas recebeu a Santa Unção, numa celebração onde as crianças foram protagonistas, oferecendo pagelas com um extrato da mensagem do Papa Francisco e no verso uma mensagem escrita pelas próprias. A tarde terminou com um lanche convívio partilhado.

Um paroquiano descreveu este dia como “um dos mais belos momentos vividos na Paróquia. O Amor faz-se de relações e entre os jovens e os idosos aconteceu relação, aconteceu Amor”.

O Dia Mundial do doente foi assinalado também nas Eucaristias, com distribuição à comunidade paroquial de um folheto com um extrato da mensagem do Papa Francisco, dirigida a doentes, profissionais de saúde, cuidadores e voluntários.

Maria dos Anjos Garcia, responsável da Pastoral da Saúde da Paróquia da Sobreda, e JM

21 de Fevereiro de 2020