Dia Diocesano da Juventude: Igreja de Setúbal convida os jovens ao “encontro” na Eucaristia

20200703-dia-diocesano-juventude-2020_site

A Igreja de Setúbal celebra no próximo domingo, dia 5 de julho, o Dia Diocesano da Juventude. O Departamento da Juventude pretende que seja um dia “marcado pelo encontro e comunhão dos jovens com as suas comunidades, com a Igreja Diocesana e, sobretudo, com Cristo.”

Vivemos um tempo atípico, onde as possibilidades de encontro são limitadas e, portanto, as atividades inicialmente pensadas pelo Departamento da Juventude tiveram de ser reformuladas. Certamente, não é possível juntarmo-nos todos num mesmo espaço físico, mas há um lugar onde todos cabemos sem colocar em risco a segurança de ninguém, onde nos tornamos próximos e até somos tocados: na Eucaristia, celebrada em cada paróquia.

É este o desafio e o convite que o Departamento da Juventude pretende dirigir aos jovens e a todas as comunidades da Diocese: façamos festa e celebremos este dia através da participação na Eucaristia, cada um na sua paróquia. Como diz o Papa Francisco, é na Eucaristia que os cristãos renovam o gesto simples e forte da sua fé. Estejam onde estiverem, reunidos em nome do Senhor, reconhecem-se como irmãos, vivem e celebram de um modo singular a dimensão de encontro e comunhão com Deus e com toda a Igreja.

Neste sentido de união diocesana, sugere-se adicionar uma intenção pelos jovens na Oração Universal, bem como que, em ação de graças, um jovem possa rezar a Oração do Triénio da Juventude na Eucaristia.

De forma a tornar visível este encontro que se realizará longe do olhar uns dos outros, o Departamento da Juventude desafia os jovens a tirar uma fotografia, no final da missa, e a partilhá-la nas suas redes sociais com as hashtags: #ddjsetubal2020 e #encontramonosnamissa.

Em espírito de comunhão, a equipa do Departamento Diocesano da Juventude estará com o Senhor Bispo, D. José Ornelas, na Eucaristia que vai presidir às 10h30, na Igreja de São João Baptista, Paróquia de Vale de Milhaços, com transmissão em direto nas redes sociais e sítio da Diocese.

Juntos, celebramos o dom da fé e o caminho que percorremos com os nossos jovens para Jesus!

Um feliz Dia Diocesano da Juventude! #Encontramonosnamissa!

Departamento da Juventude

03 de Julho de 2020