Sentido 23: Jovens de Setúbal “reunem-se” em oração rumo à JMJ Lisboa 2023

20210127-sentido-23-janeiro

No passado dia 23 de janeiro de 2021 cerca de 300 jovens e adultos de toda a Diocese de Setúbal, cujo espírito será sempre de um jovem, reuniram-se num momento de encontro e oração, “Sentido 23”, onde todos  juntos, procuraram fazer caminho rumo à Jornada Mundial da Juventude que se realizará em 2023.

O “Sentido 23” é um encontro mensal que promete, a cada dia 23, animar os jovens da Diocese no caminho rumo à JMJ.

De acordo com o Departamento da Juventude da Diocese, promotor da iniciativa, os encontros “Sentido 23” inserem-se no itinerário #GetReady e pretendem introduzir os jovens numa peregrinação mensal que passará por diversos pontos de interesse da Diocese de Setúbal, sendo esta uma oportunidade de os conhecer. Todos os encontros serão dinamizados pelos jovens de diferentes grupos, secretariados e movimentos diocesanos.

Este primeiro encontro estava previsto realizar-se na Sé de Setúbal, contudo a evolução da pandemia e o novo confinamento geral obrigaram a que o mesmo se realizasse por videoconferência. Os vários momentos do encontro foram dinamizados por jovens da Paróquia de Santa Maria da Graça, que tem a Sé como igreja paroquial.

“Neste encontro tivemos a graça da participação do Senhor Bispo, D. José Ornelas, que já há tanto nos mostra que conta com “a força e o vigor do seu povo”. E fizemo-nos presentes. Juntos.” refere a jovem Rita Silva, da Paróquia de Santa Maria da Graça.

Num cenário de guerra pelo qual todos estamos a passar é comum sentirmo-nos solitários e esquecidos mas neste encontro provámos que a Diocese de Setúbal jamais caminhará sozinha e que nós, jovens, nos dispomos ao serviço do Senhor.”

“Senti alento, pertença e a alegria de saber que a Igreja será sempre a minha Casa. Essa Casa que nos reuniu a todos, mesmo que à distância, para sabermos que não estamos sós, que nunca estaremos sós, e que fazemos parte de Cristo. Juntos reencontramo-nos e lembramos do quão amados somos por Deus. Ou não me tivesse ardido o coração sempre que no pequeno ecrã me apareciam rostos conhecidos, outros por conhecer, e saber que partilhamos todos a mesma fé”, continua a jovem no comentário enviado à Diocese.

“Os jovens da Diocese de Setúbal estão aqui, Senhor, juntos, unidos em oração, e prontos a caminhar conTigo”, conclui.

JM

27 de Janeiro de 2021