comprehensive-camels

Clero: Jornadas de Atualização do Clero do Sul sobre a Sinodalidade

20230121-Algarve_Encerramento_formacao_atualizacao_clero_sul_2023_Evora_Beja_Setubal_Foto-Folha-do-Domningo-Samuel-Mendonca

Decorreu, de 16 a 19 deste mês, em Albufeira, um tempo de formação do clero das dioceses do Algarve, Beja, Évora e Setúbal. Sob o tema: ‘Igreja sinodal, numa Igreja atenta aos sinais dos tempos’ cerca de setenta participantes (padres, diáconos e alguns seminaristas) escutaram comunicações de palestrantes vindos de Roma – ligados ao Sínodo dos Bispos – e alguns especialistas nacionais em Bíblia, em assuntos ligados aos jovens e à pastoral das vocações.

Dada uma razoável quebra de participantes – tempos houve que esteve o dobro dos deste ano – quis colher os dados dos padres daquelas dioceses e o número de presenças: Algarve tem 65 padres em exercício, estiveram 17; Beja tem 60 padres e participaram 17; Évora tem 60 padres, estiveram 20; Setúbal tem 70 padres, participaram 15…

É sobre esta faceta de algum desinteresse, de uma certa desmotivação, de um tanto abandono da formação (obrigatória) permanente… podendo escrutinar as razões, explicar as causas e talvez tentar encontrar as consequências.

O tema da sinodalidade percorreu boa parte dos primeiros dias. O cardeal Mario Grech falou-nos de sinodalidade e comunhão; sinodalidade e participação; uma Igreja sinodal é missionária. Como secretário-geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal Mario Grech trouxe-nos linhas essenciais desta nova e importante reflexão atual da Igreja católica. Palavras como: escuta, testemunho, diálogo, comunhão, participação, reconciliação, caminho, plural… surgiram para nos ilustrar a proposta e vivência da sinodalidade, enquanto um novo desafio à Igreja católica em qualquer parte do mundo onde se encontre,

O Sínodo dos Bispos apresenta um processo: preparatória, celebrativa e atuante, pretendendo impregnar a Igreja no melhor conhecimento da verdade. Em jeito de aviso o cardeal Grech considerou que ‘a Igreja não é uma elite de padres, consagrados, bispos, mas que todos formam o santo fiel Povo de Deus. Esquecer isto implica vários riscos e distorções na nossa própria
experiência, tanto pessoal como comunitário, do ministério que a Igreja nos confiou’. Com efeito, uma Igreja sinodal é uma Igreja de escuta. ‘A sinodalidade expressa ser o tema de toda a Igreja e de todos na Igreja. Os crentes são ‘sinodoi’, companheiros na viagem, chamados a serem sujeitos ativos como participantes no único sacerdócio de Cristo e destinatários dos vários carismas conferidos pelo Espírito Santo para o bem comum’.  

Por seu turno, o Padre Rossano Sala ajudou a refletir sobre os temas – jovens evangelizadores. Repto da JMJ 2023; os jovens e a Igreja. Que Igreja queremos/devemos ser? Como secretário especial do Sínodo para os jovens e especialista salesiano em temas de juventude, o P. Rossano colocou questões aos participantes. A abrir a sua primeira comunicação caraterizou os jovens hodiernos: ‘os jovens são sentinelas e sismógrafos do nosso tempo: sentinelas porque nos antecipam em muitas coisas e sismógrafos porque têm uma grande sensibilidade para as mudanças que ocorrem’. Grande parte das duas comunicações deste especialista em temas da juventude andou em volta das JMJ 2023, tendo considerado que as ‘JMJ são o centro do caminho sinodal’. Duas expressões podem resumir esta relação entre estes acontecimentos eclesiais: reconhecer e chave vocacional… em experiências de Igreja, de peregrinação, missionária e de fraternidade universal.

Embora tenha havido outras palestras, envolvendo agora figuras de âmbito nacional sobre a sinodalidade, a questão dos jovens bem como da pastoral vocacional, ouso deixar nesta partilha algo que explica a razão deste escrito. Se nos ativermos à expressão ‘os que mais precisarem’ – expressão de uma jaculatória de Fátima – considero que os que foram a esta ação de formação do clero das quatro dioceses do sul reconhecem que precisam de aprender, mas os faltosos – contumazes e significativos – não precisarão mais? Será fugindo de aprender com humildade que se mudará algo na Igreja? A culpa não é só dos outros! Caminhemos juntos como Igreja.

Padre António Sílvio Couto, Pároco da Moita

Foto: Folha de Domingo

Partilhe nas redes sociais!
19 de Janeiro de 2023