Costa de Caparica/Pastoral Juvenil: «Preparação das Jornadas é também a preparação da vida», afirma animadora do grupo «Jovens pelo Ambiente»

2023Grupo-jovens_Paroquia-Nossa-Senhora-da-Conceicao_Costa-de-Caparica_Foto-Paroquia-Nossa-Senhora-da-Conceicao_Costa-de-Cap

O grupo ‘Jovens pelo Ambiente’, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica, na Diocese de Setúbal, está a preparar-se para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, num percurso que é “também a preparação da vida”.

“Para nós, a preparação das Jornadas é também a preparação da vida. As Jornadas têm que levar a ser jovens adultos e que se questionam antes, no decorrer das Jornadas, e após jornadas. Consideramos ser também nossa missão criar jovens que se questionam, que refletem, que são autocríticos e são construtores dessa sociedade”, disse Carla Dias, em declarações à Agência ECCLESIA.

A catequista e animadora do grupo ‘Jovens pelo Ambiente’, da Paróquia da Costa de Caparica, explica que, como os outros grupos, estão mobilizados na “missão da preparação e da divulgação” da primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal, que se vai realizar de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, e Setúbal é uma das dioceses de acolhimento de peregrinos.

Carla Dias assinala que mantêm os “encontros semanais”, sejam as preparações enquanto grupo de jovens, como as catequeses, e têm “sempre muita preocupação” que sejam assuntos da atualidade, que fazem parte da sua vida, “da reflexão e da interpelação dos jovens”.

“Ao longo dos anos temos criado essa cultura de interrogação, que não passem indiferentes, não sejam só os telemóveis para as redes sociais, mas tudo aquilo que se passa desde a guerra, a pandemia, as eleições no Brasil, os problemas da mudança da Carris na Margem Sul, os problemas sociais onde estão inseridos, as escolas sem professores, muitos estiveram sem aulas durante quase um trimestre a determinadas disciplinas, os casos de bullying”, desenvolveu, sem esquecer a reciclagem, o “consumo associado às marcas”, e as praias.

A animadora do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica realça que, cada vez mais, querem que estes jovens “sejam moderadores e animadores dos próprios espaços e possam fazer a diferença pela positiva”, por isso, é que procuram “semear abrindo o leque a estas realidades”.

Neste contexto, Carla Dias destaca que “tem sido interessante” que, ao longo dos meses e dos anos, estes jovens levam para as reuniões os temas que querem falar, “para ficarem mais esclarecidos”, onde também procuram “soluções”, muito com um espírito e uma cultura de “uma passagem à prática”: “Eu quero fazer algo, eu quero mudar, eu quero que me escutem e ouçam a minha voz”.

O grupo ‘Jovens pelo Ambiente’ nasceu “muito animado” com o carisma da Encíclica ‘Laudato Si’ (2015) do Papa Francisco, “muito com essas preocupações, tem 18 elementos, com idades entre os 15 e os 18 anos.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Costa de Caparica vai acolher peregrinos na JMJ Lisboa 2023, inclusivamente faz parte do projeto ‘Igreja Irmãs’ da organização da Jornada e vai apoiar a participação de peregrinos das Fiji (Oceânia) e do Laos (Ásia).

Carla Dias, que faz parte do Comité Organizador Paroquial (COP) desta comunidade, assinala ainda que têm dinamizado várias atividades na paróquia, após as celebrações, por exemplo, ultimamente “com enfoque particular nas famílias de acolhimento”, mas também em levar a Jornada para os locais onde os jovens se encontram: “levar essa mensagem do que é que são as Jornadas, do que é ser cristão, o que é para eles esta vida de cristão e de Jornada”.

Quando receberam os dois símbolos da JMJ – a cruz peregrina e o ícone de Maria –, em novembro de 2022, promoveram “um momento inter-religioso de oração pela paz”, com “centenas de pessoas, não só cristãos, como hindus, muçulmanos, de vários países, “na sua própria língua, no seu próprio credo”, que foi “um momento muito bonito, muito forte”.

Agência Ecclesia

Foto: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Costa de Caparica