Catequese: Jornadas Nacionais de Catequistas vão «Olhar o Novo Itinerário»

20231004-jornadas-nacionais-de-catequese-2023 (1)

Fátima acolhe, nos dias 21 e 22 de outubro, a edição deste ano das Jornadas Nacionais de Catequistas. Iniciativa aprofunda “as grandes intuições do Itinerário” e os novos “tempos propostos” na iniciação da Fé.

Sob o tema “Olhar o novo Itinerário – Iniciação à vida cristã: os alicerces da fé” e tendo como referência bíblica «Estai vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos e fortes» (1 Cor16), a iniciativa, é promovida pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e faz parte do caminho de receção e divulgação do novo Itinerário para a Catequese, editado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2022.

“Precisamos de olhar o novo itinerário. Determo-nos sobre ele. Este é o primeiro encontro, a nível nacional, para o qual convocamos todos os catequistas para fazer este exercício de olhar este documento estruturante da catequese em Portugal”, explica a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC.

Num momento em que “já foram distribuídos alguns milhares de exemplares pelos catequistas” e “muitas dioceses foram realizando ações de formação para dar a conhecer o novo Itinerário”, as Jornadas Nacionais pretendem “debruçar-se acerca do modo mais prático de como fazer esta iniciação cristã e procurarmos juntos as raízes da fé para pensarmos, rezarmos e levar à ação”, desenvolve a responsável.

Com um novo paradigma para a transmissão da fé, que colocou a catequese na ‘linha da frente’ da nova evangelização da Igreja, o Itinerário procura “estruturar a transmissão da fé adequando-se às novas realidades”.

“O evangelho é sempre o mesmo. Mas as realidades para as quais somos enviados são distintas hoje do que foram e do que hão-de ser. Hoje a catequese insere-se na Nova Evangelização e precisamos de iluminar muitas realidades que estão distantes da Igreja e de Jesus”, insiste a irmã Arminda Faustino.

Para a coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC, o novo Itinerário procura “Colocar em ação as famílias, os pais, ir à procura, atrair a Cristo todos e fazer um acompanhamento próximo” num “trabalho exigente e conjunto de todos os agentes da pastoral onde se inserem também os catequistas”.

“Temos que fazer uma catequese de acompanhamento, de cuidado, procurando o ritmo de cada um na descoberta, leitura e releitura do encontro com Jesus Cristo em cada um”, completa.

Programa das Jornadas

As Jornadas iniciam-se a 21 de outubro, no salão do Bom Pastor, em Fátima, com a intervenção do padre Juan Carlos Carvajal Blanco, presidente da Associação de Catequetas de Espanha e Diretor do Departamento de Evangelização e Catequese da Universidade Eclesiástica São Dámaso), que analisa o tema «A Catequese na nova etapa da Evangelização», a partir das 10h30.

Segue-se, pelas 12h00, a conferência «As grandes intuições do Itinerário» trazida aos trabalhos por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Após o almoço os catequistas vão aprofundar «Tempo a Tempo» o próprio Itinerário com o auxílio da equipa que ajudou a criar a nomenclatura da catequese. «Despertar da Fé» é trazido pela Isabel Martins, a «Iniciação à Vida Cristã», com o padre Paulo Alves, o «Aprofundamento Mistagógico», com o padre José Henrique Pedrosa» e o «Discipulado Missionário», com o padre Tiago Neto. O padre Rui Alberto, da Salesianos Editora, dá a conhecer os «Recursos» para a catequese.

Às 17h30 os catequistas participam em dois ateliers práticos sobre os «Tempos do Itinerário».

O dia termina pelas 21h00 com a participação no Rosário e Procissão das velas na Capelinha das Aparições.

Na manhã de Domingo, dia 22 de outubro, o padre Carlos Manuel Patrício de Aquino, pároco e Coordenador Diocesano da Pastoral Litúrgica no Algarve apresenta «O lugar dos Sacramentos no Itinerário».

O encontro termina às 12h30, com a celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e presidente da CEECDF.

As inscrições para as Jornadas Nacionais de Catequistas realizam-se nos Secretariados Diocesanos da Catequese.

Programa das JNC 2023 para descarregar

Educris