Cultura: Exposição “A Espiritualidade da Arrábida” da Paróquia de São Sebastião no MAEDS

20231002-paroquia-sao-sebastiao-exposicao-espiritualidade-arrabida-2

Foi inaugurada a 9 de setembro a exposição “A Espiritualidade da Arrábida” no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), que aí vai permanecer até ao dia 7 de outubro 2023.

Os Amigos da Paróquia de S. Sebastião, no âmbito das comemorações dos 470 anos da criação da Paróquia e, com vista ao jubileu dos 475 anos, em 2028, convidaram dez pensadores e oito fotógrafos para se inspirarem na temática “A Espiritualidade da Arrábida.”

Desafiados a exprimir arte e pensamento através da fotografia e da escrita, o resultado do trabalho artístico ficou patente ao público numa exposição coletiva de oito fotógrafos e dez pensadores. São eles Alberto Pereira, Carlos de Medeiros, João Completo, João Moura, José Alex Gandum, José Canelas, Nazar Kruk, Rosa Nunes e pensadores, Alberto Vale Rêgo, Casimiro Henriques, Frei Hermínio Araújo, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, Joaquina Soares, José António Chocolate, Lourenço de Morais, Maria Helena Mattos e Salvador Peres.

Nesta exposição com uma mostra artística de grande qualidade, para além dos fotógrafos e pensadores, procurou-se homenagear uma figura incontornável da fotografia setubalense, Américo Ribeiro, incluindo trabalhos fotográficos seus sobre a Arrábida. Igualmente são homenageados os dois grandes poetas ligados à Arrábida, Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama. Este, cujo centenário ocorre em 2024, tem na mostra um poema inédito, “O Brilhante”, cedido pela Associação Sebastião da Gama, bem como a cedência do fac-simile do poema original “Serra-Mãe”.

A exposição “A Espiritualidade da Arrábida” é uma iniciativa dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião em parceria com o MAEDS/AMRS e Synapsis, mas conta ainda com o apoio de diversas instituições e organizações, nomeadamente Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião, Casa Ermelinda Freitas, Nuno Mesquita Pires, Secil, Arrábida Legend e Associação Sebastião da Gama.

Na abertura da exposição, que contou com representantes das entidades públicas e largas dezenas de visitantes, a Dr.ª Joaquina Soares, em representação do MAEDS, e curadora da mesma, a par de Isabel Melo e António Melo, agradeceu a iniciativa dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião e louvou originalidade dos conteúdos da exposição.

Nuno Costa, enquanto Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião e ali em representação do Município, falou da ligação ao longo da história entre freguesia e paróquia e agradeceu o relevante papel da Paróquia de S. Sebastião no tecido social da enorme Freguesia de S. Sebastião, e em concreto dos Amigos da Paróquia na preservação do património e abertura da igreja a toda a comunidade setubalense.

António Melo, em nome dos Amigos da Paróquia, agradecendo a presença e colaboração das entidades envolvidas, elucidou que o grupo desafiou este conjunto de fotógrafos e pensadores a trabalhar o tema “Espiritualidade da Arrábida” porque, enquanto grupo cristão, “procuramos a espiritualidade, mas também tem sido apanágio nosso trazermos a arte para o exterior, ligando-nos sempre a artistas ou gente da nossa terra que pensa a cultura da cidade”.

O Padre Casimiro Henriques, pároco de São Sebastião, que encerrou as intervenções, disse que esta exposição faz parte de um conjunto de várias iniciativas com vista à celebração dos 470 anos da criação da paróquia de S. Sebastião e rumo ao jubileu dos 475 anos que se realiza em 2028”.

“A religiosidade da Paróquia de São Sebastião e do antigo Convento de S. Domingos remete-nos para outras espiritualidades, como a tão aclamada e envolvente Espiritualidade da Serra da Arrábida. Ora, a Arrábida preenche toda essa dimensão de espiritualidade tão bem evidenciada por Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama”, salientou.

Foram ainda enunciados dois realizadores, Alberto Pereira e Carlos Sargedas, que com participação integrada na exposição, exibirão dois filmes seus sobre a Arrábida, respectivamente “Itinerário” a 29 de setembro e “Finisterra”, a 7 de outubro, no dia de encerramento da exposição. Do mesmo modo se referiu que baseados na mostra de fotografia e pensamento, foram produzidas uma série de dez postais, compostos pelas 10 fotografias, que têm no verso os 10 textos patentes na exposição.

Seguiu-se um momento musical com o grupo Duo sin-Tempo, com Beatriz Oliveira e Francisco Canteiro nas guitarras clássicas. Foi feita uma visita guiada à exposição que ocupa várias salas do Museu, seguindo-se um moscatel de honra, cujo rótulo da garrafa foi desenhado por Alberto Pereira, por ocasião da comemoração dos 470 da Paroquia de São Sebastião.

Isabel Melo, Grupo “Amigos da Paróquia de S. Sebastião”

02 de Outubro de 2023