Diocese: Cardeal D. Américo Aguiar reuniu com serviços pastorais diocesanos

20231125-encontro-d-americo-aguiar-servicos-pastorais (1)

O Bispo de Setúbal recebeu este sábado na Casa Episcopal os responsáveis das estruturas pastorais diocesanas para conhecer as diferentes realidades eclesiais e iniciar uma reflexão em conjunto para o futuro.

Marcaram presença os responsáveis da Comissão Diocesana de Arte Sacra, da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde, do Departamento da Juventude, do Departamento Sociocaritativo, do Secretariado da Catequese, do Secretariado do Ensino da Igreja nas Escolas, do Secretariado da Pastoral Vocacional, do Secretariado das Missões, da Pastoral do Turismo e dos Pólos da Pastoral Universitária de Almada e Setúbal.

Cada estrutura retratou a realidade da sua área de intervenção pastoral e contextualizou o trabalho que é realizado e atividades previstas. O Cardeal D. Américo Aguiar escutou todas as intervenções agradecendo a colaboração de cada um, lançando desafios e realçando o muito que se pode melhorar.

No final agradeceu a presença de todos, sublinhando a disponibilidade dos responsáveis, na maioria leigos, para assumir as diferentes missões que a Igreja lhes confiou. Ressalvou a importância de desenvolver ou revitalizar pastorais como a da deficiência, da família, das migrações, da comunicação e a pastoral penitenciária (prisões).

Lembrou os desafios mais próximos para a Diocese de Setúbal, como o processo sinodal em curso, o caminho pós-JMJ que os jovens estão a realizar, o Jubileu de 2025 e o cinquentenário da Diocese, no mesmo ano.

28 de Novembro de 2023