Frei Luís de Sousa: Celebração de Natal contou com presença de D. Américo Aguiar

20231228-externato-frei-luis-de-sousa-visita-d-americo-aguiar (5)

O novo bispo de Setúbal visitou pela primeira vez o Externato Diocesano, no passado dia 21 de dezembro. A visita começou por um encontro do Cardeal D. Américo Aguiar com os educadores docentes e não docentes. Na mensagem que deixou, destacou-se a imprescindibilidade da afirmação da identidade católica das escolas que o são, bem como a importância do sentido de vocação de educador naqueles que exercem tal profissão.

Seguiu-se a este encontro a celebração da Missa de Preparação para o Natal, concelebrada pelo Padre Rui Gouveia, capelão do colégio, e pelo Chefe do Gabinete Episcopal, Padre David Caldas. Esta visita ocorreu, como é tradição, por ocasião desta celebração que, com o almoço e o convívio, marca o encontro natalício que reúne anualmente esta parte importante da Família Frei, antigos e atuais colaboradores do colégio.

No momento do convívio, o Coro Frei Luís de Sousa, composto por jovens e adultos da Família Frei, apresentou quatro canções de Natal com um desempenho que recebeu os maiores elogios dos presentes. O Externato Frei Luís de Sousa, para assinalar a primeira visita do IV Bispo de Setúbal, ofereceu a D. Américo Aguiar uma pagela, produzida em 1949 por ocasião da “Cruzada Nacional de Orações pela Canonização do Beato Nuno de Santa Maria”, pelo simbolismo de que esta se reveste, já que aquele santo é o padroeiro do colégio.

Fotos: Externato Frei Luís de Sousa

O Externato Frei Luís de Sousa, situado no centro de Almada, é um estabelecimento de ensino da Diocese de Setúbal, que celebra, neste ano, 67 anos de existência. A sua oferta educativa vai desde o berçário até ao 12º ano de escolaridade, fazendo jus ao seu lema: do berço à universidade. A sua matriz identitária baseia-se numa forte educação dos valores, unindo tradição e inovação, num ambiente de ensino de grande proximidade e familiaridade.

O Externato Frei Luís de Sousa tem o estatuto de Escola Associada da UNESCO, e integra várias redes escolares. O Externato preside à APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas, desde fevereiro de 2019, e nessa qualidade é elemento convidado do Comité Europeu das Escolas Católicas.

Externato Frei Luís de Sousa

28 de Dezembro de 2023