comprehensive-camels

Mensagem do Cardeal D. Américo Aguiar: 5.º Aniversário da sua nomeação para Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa

20240229-mensagem-d-americo-aguiar-5-anos-bispo (3)

Saudações fraternas para todos, todos, todos.

Há 5 anos, dia de São Rosendo, tornou-se público que a escolha do nosso querido Papa Francisco para bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa recaía sobre mim. Pessoalmente, já o tinha sabido no dia 18 de fevereiro, dia de São Teotónio. A Ordenação Episcopal decorreria no dia 31 de março, na igreja da Santíssima Trindade, no Porto.

Ganhei assim boas e santas companhias, na minha vida de padre e bispo.

Agora, grato e feliz, olho a beleza da baia de Setúbal do azul Sado, com a Arrábida a espreitar. Desde aqueles dias tanto se passou, tanto aconteceu. Tantos sorrisos, lágrimas e rostos. Tantas chegadas e partidas.

Acreditem que nada, mas absolutamente nada do que aconteceu nestes 5 anos, desde 2019 até hoje, me passava pelo coração ou pela mente, na manhã desse já tão longínquo dia.

E aqui estou, aqui sou… Deus seja louvado. Há sempre a tentação de montar as três tendas e “ aqui” ficar comodamente… mas o comodismo não é o que está previsto para o vermelho do sangue dos mártires, o vermelho do cardinalato. Só sei que Deus tudo providencia. Esta é a certeza que me acompanha todos os dias e, por isso mesmo, tudo Lhe entrego, tudo Lhe confio e que tudo se faça como Ele quer.

Obrigada a todos os que me acompanharam nestes últimos cinco anos, obrigada a todos os que me acompanham todos os dias.

Rezemos pelo Papa Francisco, rezemos todos uns pelos outros e peço-vos, rezem por mim.

Que Deus nos abençoe e proteja e Maria nos conforte.

+ Américo, Cardeal
Bispo de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
01 de Março de 2024