Juventude: Jovens juntaram-se para meditarem Via Sacra “A tua vida à Luz da Cruz”

20240229-juventude-via-sacra-jovem-andre-saraiva (6)

Na passada sexta-feira, dia 23 de fevereiro, centenas de jovens de toda a Diocese juntaram-se para meditarem juntos a Via Sacra “A tua vida à luz da Cruz”.

Este ano, a Via Sacra Jovem realizou-se no Salão Paroquial da Moita e contou com a presença de centenas de jovens que se uniram a toda a comunidade e ao seu Bispo, Cardeal D. Américo Aguiar, para aprofundar aquilo que é a leitura quaresmal da exortação apostólica Christus Vivit (integrado no itinerário VIVIT) com o mote “A tua vida à luz da Cruz”.

Ao longo deste percurso, esteve presente a réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com a qual os jovens foram convidados a rezar e a refletir o caminho doloroso de Jesus. Com o auxílio de catorze grupos, que espelhando situações concretas do dia a dia de muitos jovens e da Paixão de Jesus, procuraram provocar em cada uma das pessoas uma interpelação do Espírito e uma procura pela luz de Deus que, de forma física, iluminou cada uma das estações.

Fotos: André Saraiva/DJS

Dado que esta Via Sacra se realizou dentro do Salão Paroquial, à entrada, cada pessoa recebeu um pequeno papel, tendo a responsabilidade de o guardar ao longo de toda a noite, sendo por fim desafiados a meditar e escrever sobre uma situação própria ou de outro, a qual quisesse entregar a Jesus na Cruz. Por fim, cada um recebeu uma vela, símbolo da luz de Jesus que ilumina mesmo nos momentos mais escuros e cheios de desesperança.

Todos os anos, no momento da Via Sacra, somos desafiados ao Sacramento da Reconciliação, e este ano não foi exceção, havendo diversos sacerdotes disponíveis para tal. A animação de toda a noite ficou a cargo do Coro da Pastoral Universitária da Caparica, conduzindo cada um até à luz através da música.

Fotos: Beatriz Marques/DJS

Todo o percurso da Via Sacra foi vivido em intensamente, em oração e meditação sobre a cruz e a luz de Jesus, mesmo por aqueles que se encontravam ‘além-portas’, sendo assim reflexo da presença de Deus.

Por último, cada um pode levar consigo uma intenção deixada aos pés da cruz, sendo assim responsável por rezar pela mesma e pela pessoa que a escreveu.

O Departamento de Juventude agradece a todos os que se fizeram presentes nesta noite, nesta experiência de viver em comunhão com a Cruz, com a Luz. Agradecemos a todos os jovens que se empenharam em ler, animar e dinamizar cada uma das estações e que na sua simplicidade representaram aquilo que é viver o dia a dia com a Cruz.

Agradecemos também ao Cardeal D. Américo Aguiar, pelo seu apoio e presidência deste momento. À Paróquia da Moita, na pessoa do pároco, Padre António Sílvio Couto, pela disponibilidade e acolhimento, assim como a todas as pessoas que auxiliaram na preparação e logística do encontro.

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal

Fotogaleria