comprehensive-camels

“O projeto de Deus para cada um de nós é sermos felizes”

20240502_d_americo_vale_d_acor_0001

O Cardeal D. Américo Aguiar esteve esta manhã de quinta-feira, dia 2 de maio, de visita ao Vale de Acor, instituição diocesana de apoio à recuperação de dependentes. O bispo de Setúbal foi acolhido por todos os utentes da instituição que fizeram questão de estar presentes e de partilhar um pouco das suas vidas com o nosso bispo.

A todos, D. Américo deixou a garantia que “o projeto de Deus para cada um de nós é sermos felizes” e que é preciso não desistir disso, mesmo quando tudo parece correr mal. “O problema não é cair, é termos força e querermos levantar-nos, e termos alguém à nossa volta que nos ajude a levantar, que alimente essa pequena gota de esperança”, sustentou o prelado.

O trabalho de anos da instituição foi muito elogiado por D. Américo Aguiar, que revelou que “durmo melhor aqui em Setúbal porque existe o Vale de Acor”. “Durmo melhor porque sei, acredito e constato que diariamente homens e mulheres se multiplicam para que seja possível alimentar a esperança na vida de cada um de vocês”, disse.

O bispo de Setúbal afirmou que “não é lícito a ninguém matar ou esmorecer a esperança na vida de quem quer que seja, porque é quando perdemos a esperança que se conseguem aproveitar de nós”, acrescentando que a grande tarefa é “dar testemunho deste Cristo Ressuscitado na nossa vida”. “E se há alguém à nossa volta que precisa de ajuda é Cristo que nos está a alertar para esta necessidade de nos abrirmos e ajudarmos os nossos irmãos”, defendeu.

Depois da conversa com os utentes e de reunir com a Direção da instituição. D. Américo Aguiar presidiu à eucaristia na capela do espaço. Na homilia assegurou que, conforme se tinha escutado na leitura, “Deus conhece os nossos corações, e todos somos filhos amados de Deus”, e por isso é preciso acreditar que “Deus providencia” quando as forças nos faltam, desde que façamos a nossa parte. “Nós damos um bocadinho e Deus faz o resto, mas temos de dar o bocadinho que nos compete”, avisou.

A visita terminou com o almoço partilhado com todos os utentes.

 

Fotos e texto: Ricardo Perna

Partilhe nas redes sociais!
02 de Maio de 2024