Paróquia da Baixa da Banheira

Domingo da Caridade_catequese_Baixa da Banheira (1)

Os catequisandos do 11.º volume dinamizam o ‘Domingo da Caridade’ nas Missas na Paróquia da Baixa da Banheira, no terceiro fim de semana de cada mês. A recolha de alimentos em junho é já nos dias 17 e 18.

“Nas recolhas de alimentos percebemos que a comunidade está muito envolvida neste desafio de ajudar as famílias mais carenciadas. No futuro conseguiremos ajudar ainda mais famílias dado o empenho da comunidade”, afirma o catequista Pedro Silva, em declarações ao ‘Notícias de Setúbal’.

O ‘Domingo da Caridade’ é uma iniciativa do 11.º ano da catequese da Paróquia de São José Operário, nos seus dois polos, que apela à partilha de géneros para serem entregues às famílias com mais necessidades na Baixa da Banheira.

Nas diversas Eucaristias os jovens recolhem alimentos à porta da igreja paroquial e da capela do Vale da Amoreira que depois são entregues ao Grupo de Leigos ‘Nova Esperança’.

“A importância desta iniciativa na comunidade é muito grande. Os bens alimentares recolhidos em cada mês chegam para ajudar em média cinco famílias de quatro elementos”, realça Pedro Silva.

O catequista explicou que a iniciativa foi um desafio à caridade dos catequisandos do pároco João Guedes. Os jovens, “logo após a visita” ao grupo caritativo, perceberam, pelos voluntários, “que tinha carências” e começaram no 2.º fim de semana de cada mês a entregar no final de cada Eucaristia e nos grupos de catequese “um lembrete com todos os bens que o grupo necessita”.

Como paróquia viva e solidária entre todos os seus agentes e pessoas no ‘Domingo da Caridade’ de maio houve uma substituição e entraram em ação os adolescentes do 10.º ano da Catequese. Os catequisandos do 11.º volume receberam o Sacramento da Confirmação (Crisma), na Eucaristia das 19h00, presidida pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

A catequese 2016/2017 está a terminar mas o Grupo de Leigos ‘Nova Esperança’ continua a receber ajuda de quem quiser solidário com quem mais precisa na paróquia dedicada a São José Operário e o ‘Domingo da Caridade’ regressa no início do novo ano catequético com o 11.º volume.

Carlos Borges e fotografias de José Enderenço

15 de Junho de 2017