comprehensive-camels

Cáritas de Setúbal celebra 41 anos

Caritas_Setubal

No dia 01 de Novembro de 1976, D. Manuel Martins, 1.º Bispo de Setúbal, assinou o Decreto de constituição da Cáritas Diocesana.

Uma iniciativa que tinha de ser tomada, é certo, mas o dia escolhido reveste-se de um simbolismo particular para a Igreja, que, liturgicamente, recorda “Todos os Santos”, para poder, assim, incluir todos os que não chegaram aos altares, mas que Deus conhece bem as suas virtudes de santidade.

Para se alcançar a santidade pode ter-se praticado várias virtudes, mas a fundamental é a da Caridade, ou seja, ter vivido, amando até doer, como bem disse a Santa Madre Teresa de Calcutá.

Esta realidade é muito clara na Palavra de Deus revelada nas Sagradas Escrituras. Por exemplo, S. Paulo diz que “se não tiver caridade nada sou” (Cfr 1Cor, 13,3) e S. Tiago lança um repto muito interpelante ao afirmar: “mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras (…) a fé sem obras é morta” (Cfr Tg 2, 18; 20).

A Cáritas Diocesana é uma das páginas bonitas da história da diocese, de todas as dioceses. Ela surge, oficialmente, como uma instância ao serviço do Seu Bispo para o exercício organizado da caridade, e testemunha do Evangelho, na opção preferencial pelos mais pobres.

É dever recordar os seus primeiros presidentes, Pe. Camilo Martins, Pe José Gusmão e depois, Eugénio Fonseca.

Cada um no seu tempo, com a sua forma de estar e de testemunhar as Bem-Aventuranças do Reino, contando sempre com dedicados colaboradores, assalariados e voluntários, através de iniciativas em favor dos “chagados” deste mundo pelas injustiças e egoísmos vários, fizeram crescer a Cáritas em dimensão e auxílio; Deus os abençoe e ao Pe Camilo lhe tenha concedido já a “coroa da glória eterna”.

É de referir também a importância que os últimos Papas têm dado à necessidade de uma vivência comprometida da Caridade, a nível pessoal e comunitário, colocando, nesta última dimensão a prática organizada da Caridade. O Papa Emérito Bento XVI, foi um dos peremptórios sobre esta imperiosa tarefa pastoral ao decidir que a sua primeira Encíclica, Deus Caritas Est, versasse esta temática da Caridade. Mais tarde, a Encíclica Caridade na Verdade, vem dar uma dimensão mais exigente ao amor, colocando-o no cerne da transformação social e até económica. Por fim, a Carta Apostólica sob a forma de Motu Próprio, Intima Ecclesia Natura, sobre o serviço da Caridade, que define o papel central da Cáritas na Igreja.

A Igreja tem uma Doutrina Social, que emana do Evangelho e orienta a sua ação social, entre outras, sendo que esta se exerce organizada e estruturada de diferentes formas e com vários carismas em toda a Diocese, através das Paróquias, mas sempre com um elo comum; “Dar testemunho de Jesus Cristo”.

Hoje, quando olhamos para a dimensão material da nossa Cáritas Diocesana, com os seus equipamentos, valências e respostas sociais, não podemos ficar indiferentes e deixar de pensar, também, no que tem sido a sua intervenção na ajuda e promoção de todo(a)s e de cada um(a), na defesa e respeito da dignidade de cada um(a).

Afinal, não nascemos todos livres e iguais em direitos e deveres? Não somos feitos à imagem e semelhança de Deus?

Parabéns Cáritas Diocesana de Setúbal pelos 41 anos, pelo trabalho realizado ao serviço dos mais pobres, pelo testemunho do Evangelho, pela defesa e promoção da pessoa humana, pela capacidade de ajudar a levar o serviço da caridade organizada a toda a diocese, por cuidar também da “formação do coração”, porque não basta ter bom coração e ser tecnicamente competente.

A todo(a)s quanto(a)s, de forma remunerada ou voluntária, dirigiram, trabalharam e de qualquer forma colaboraram e colaboram com a Cáritas, sem esquecer os que lhe prestam o seu apoio material numa atitude de partilha fraterna de bens. Bem hajam!

Eng. Domingos de Sousa, Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
31 de Outubro de 2017