Instituto Hesed: Catequese “A Arte da Prata, as Custódias e a Devoção Eucarística”

20180607-Catequese-Instituto-Hesed

Amanhã, dia 08 de junho, o Instituto Hesed organiza, na Igreja de São Tiago, em Almada, uma Conferência subordinada ao tema “Adoremus in aeternum Sanctissimum Sacramentum – A Arte da Prata, as Custódias e a Devoção Eucarística“, proferida por André Afonso, do Museu Nacional de Arte Antiga e colaborador da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal.

Leia, abaixo, o convite enviado pela Irmã Teresa Margarida do Instituto Hesed de Almada.

Somos um Instituto de Adoração, que traz no seu núcleo a adoração eucarística, a expiação pelos sacerdotes e pelos jovens e a vida na presença de Deus. Assim, em cada mosteiro, a Santíssima Eucaristia é adorada e sempre que o número de membros torna possível temos adoração perpétua.

Trabalhamos na divulgação da espiritualidade que vivemos, através das obras de misericórdia espirituais e corporais, e evangelização por meio de catequeses, condução de adoração, grupo de oração, condução do terço Mariano, entre outras atividades.

Neste propósito, o Instituto Hesed, promoverá dia 08 de junho, às 21h, na Igreja de São Tiago em Almada, uma catequese sobre a Arte da prata, as Custódias e a Devoção eucarística com André das Neves Afonso. Convidamos todos a participarem.

André das Neves Afonso é assistente das coleções de Ourivesaria e Joalharia do Museu Nacional de Arte Antiga. É mestre em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, tendo realizado uma tese em torno dos Museus da Igreja e da sua missão pastoral.

É colaborador da Comissão Diocesana de Arte Sacra de Setúbal e investigador do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Tem publicado e apresentado diversas comunicações na área da museologia e património da Igreja e, mais recentemente, tem centrado a sua área de interesse e de trabalho no âmbito dos estudos de ourivesaria, destacando-se os estudos em torno de algum património de pratas litúrgicas de igrejas de Setúbal, nomeadamente de funcionalidade eucarística (custódias e urnas do Santíssimo Sacramento).

AS com Ir. Teresa Margarida, Instituto Hesed

07 de Junho de 2018