Luz da Paz de Belém chega a Setúbal no dia 19 de dezembro

A Cáritas Diocesana de Setúbal e o Corpo Nacional de Escutas da região de Setúbal, à semelhança do que acontece a nível nacional, unem-se pela primeira vez para uma manifestação pública da campanha “10 milhões de estrelas – Um gesto pela Paz” e a cerimónia de partilha da “Luz da Paz de Belém”.

A iniciativa terá lugar na próxima terça-feira, dia 19 de dezembro, pelas 21h20, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, sendo presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas.

Na celebração, a “Luz da Paz” será distribuída a todos os agrupamentos de escuteiros para que a levem para as suas paróquias. Da mesma forma, a “Luz” será entregue a um voluntário de um grupo de ação social de uma paróquia de cada vigararia.

Desde a Gruta da Natividade, de Viena para o Porto

Este ano, a cerimónia nacional da “Luz da Paz de Belém” decorre no próximo domingo, dia 17 de dezembro, na Sé do Porto. Uma iniciativa anual que começa na Gruta da Basílica da Natividade, em Belém, percorrendo depois Portugal, numa iniciativa do Corpo Nacional de Escutas.

A chama é transportada desde Viena para o Porto, onde vai ser recebida por quatro escuteiros às 17 horas, iniciando assim a celebração eucarística, presidida por D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar da diocese.

Participam, este ano, as 20 regiões escutistas que correspondem às Dioceses, e delegações da Cáritas, que serão os agentes da distribuição da Luz da Paz pelo território, como objetivo de partilha e multiplicação pelos hospitais, cadeias, instituições e comunidades, querendo chegar a todas as famílias.

Todos os anos, uma criança austríaca é escolhida para visitar a Gruta da Natividade, em Belém, e trazer a Luz para a Áustria, onde é partilhada com Escuteiros e Guias de todo o mundo.

Anabela Sousa com Ecclesia

15 de Dezembro de 2017