Colégio Diocesano

 

Não havendo nenhuma escola secundária em Almada, os autarcas, da altura, pediram ao Patriarcado para criar um estabelecimento de Ensino Secundário, nesta cidade.

O Externato Frei Luís de Sousa – Estabelecimento do Ensino Particular e Cooperativo – com autonomia pedagógica e propriedade da Diocese de Setúbal – foi a resposta a esta necessidade, instituindo-se como a primeira escola criada nesta localidade, há 60 anos (fundado em 8 de Outubro de 1956). A Câmara Municipal cedeu parte do terreno para a sua construção.  O Externato ficou, inicialmente, ligado ao então Liceu D. João de Castro de Lisboa.

O Externato abriu com 290 alunos repartidos pelos sectores Primário e Secundário até ao 4º ano liceal,  com separação física entre espaço feminino e masculino. No ano seguinte, aumentou consideravelmente o número de alunos, abrindo até ao 5º ano liceal e, depois, até ao 7º ano. Posteriormente, surgiu o Jardim Infantil e, pouco tempo depois, para dar resposta aos adultos que se queriam valorizar abriu o curso nocturno (preparatório, geral e complementar), continuando com o Propedêutico, Ensino à Distância e 12º ano.

Actualmente, o Externato  acolhe cerca de 520 alunos distribuídos pelo ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário.

Ao longo dos tempos, a Diocese de Setúbal – Entidade Titular do Externato Frei Luis de Sousa – sempre nomeou os Directores de entre os seus sacerdotes. Desde 1994, essa situação foi alterada, passando também a ser exercida por leigos. Ao director, designado pelo Bispo, compete que orientando a sua acção num Projecto Educativo que engloba o Ideário e o Regulamento Interno .

Aqui se recordam os diferentes Directores desta casa, desde a sua fundação até aos nossos dias : Padre Cabeçadas, Cónego Gonçalves Pedro, Padre Jaime, Padre Hélder, Padre Ismael, Padre Brito, Padre Augusto, Dr. José António Costa e, atualmente, Dr. Fernando Magalhães

Tendo iniciado a sua actividade com um tipo de ensino caracterizado pela separação rígida de sexos e uma mentalidade centrada no professor, o Externato tem sabido adaptar-se às diferentes reformas de ensino, sempre, com a preocupação de inovação e de mudança. É, hoje, uma escola que se caracteriza por possuir um espírito aberto, de “aprender fazendo”, preocupando-se com a educação global dos seus alunos, promovendo hábitos convivenciais e de responsabilização, alimentando a criatividade dos alunos através do apoio e incentivo às suas iniciativas.

Morada: Praça do Movimento das Forças Armadas
2800-171 Almada

Telefone: 212739190

E-mail: geral@freiluisdesousa.pt

Website: http://www.freiluisdesousa.pt