comprehensive-camels

Cristo Rei tem nova iluminação

Iluminação do Cristo Rei 2010 232

A nova iluminação do Santuário de Cristo Rei foi inaugurada, no passado dia 26 de Junho, Sábado. Numa noite fresca, cerca de centena e meia de pessoas assistiram ao acender das luzes por parte das entidades que permitiram e contribuíram para a nova iluminação, e das quais há a destacar D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúbal, o Pe. Sezinando Alberto, Reitor do Santuário, Maria Emília Sousa, Presidente da Câmara de Almada, Fernando Silva, vereador da Câmara de Lisboa em representação de António Costa, o presidente daquela edilidade, e a presidente da Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida.

 

 

«Hoje iluminamos Cristo que é a luz do mundo, como Ele mesmo disse: Eu sou a luz do mundo, quem Me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida. Jesus Cristo é Luz. Luz da verdade, luz que revela o sentido último da vida e das coisas. Luz que revela a grandeza do homem e o caminho para triunfar na noite da dor, da injustiça, da violência, da solidão e dos medos. Luz que permite perceber que, criado à imagem de Deus Amor, o homem não se pode compreender fora do Amor de Deus e dos irmãos: amor que gera e pede verdade, justiça, liberdade», foram estas as primeiras palavras que Dom Gilberto dos Reis proferiu na sua intervenção, sublinhando que «esta luz irá certamente contribuir para que o santuário seja escola onde os peregrinos, e aqueles que avistam no meio da noite o Santuário, se lembrem da urgência da construção do amor, da paz e da justiça neste mundo tão carecido de amor, de paz e de justiça. E, se este contributo é sempre importante, ainda o é mais nesta hora de crise mundial e nacional».

Uma cerimónia que começou com a actuação do grupo «Figo Maduro», um grupo de cinco elementos, constituído pela mãe e os seus quatro filhos. Estes presentearam os convidados com temas de cariz religioso e clássico, desde os cânticos religiosos alentejanos, passando pelos cânticos de Taizé, e terminando em Mozart.

O Pe. Sezinando Alberto, que abriu a cerimónia, referiu que aquele dia era «histórico para as cidades de Almada e Lisboa», pois é no momento em que a noite cai e os pensamentos tristes assombram as vidas de cada um que a Imagem de Cristo se torna presente. Com a nova luz, o «Abraço de Cristo torna-se visível à noite», disse, acrescentando que esta dignifica a imagem e o local.

 

Iluminação económica

 

De acordo com o reitor, «a nova iluminação apresenta três tonalidades, com o pedestal a ter uma luz mais branca, as abóbadas uma luz azulada e a figura do Cristo Rei em tons de amarelo. As fachadas da capela estão agora iluminadas com lâmpadas LED», uma iluminação ecológica que vai permitir menor consumo e maior poupança, sendo a factura suportada pela autarquia almadense.

O investimento foi repartido em partes iguais entre as Câmaras de Almada e de Lisboa, 50 mil euros, a CCDR-LVT, com 49 mil euros e o Santuário com o restante, num total de 180 mil euros.

Mesmo em tempo de crise e de contenção de custos, as autoridades presentes foram unânimes em afirmar a importância desta iluminação na dignificação do monumento que não é apenas um símbolo das duas margens, mas de Portugal. E o investimento já se encontra pago, mercê da disponibilização atempada dos apoios e da restituição do IVA.

No final as luzes «velhas» apagaram-se e as entidades convidadas, ao mesmo tempo, carregaram no interruptor que fez acender a nova iluminação que dá um novo rosto ao Cristo Rei nos momentos escuros da noite.

 

Bruno Máximo Leite

Partilhe nas redes sociais!
30 de Junho de 2010