Vida Consagrada: «Rezar a Esperança» é o lema da Semana do Consagrado 2024

20200202-Dia-Consagrado (18)

A Semana do Consagrado, 26 de janeiro a 02 de fevereiro, tem como lema “Rezar a Esperança” e está em sintonia com o Ano da Oração que decorre ao longo de 2024 como preparação para o Jubileu de 2025 sob o lema “Peregrinos de Esperança”.

Esta iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em coordenação com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) pretende ser “um tempo de oração e de reflexão sobre a vida consagrada”, realça uma nota enviada à Agência Ecclesia e às Dioceses.

A Semana do Consagrado tem algumas propostas quotidianas de oração. A organização propõe um esquema simples de lectio divina para cada dia da Semana do Consagrado, entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro: começando pela invocação do Espírito, segue-se a leitura e sucessiva meditação, que desembocam na oração a Deus e na contemplação ativa do dia-a-dia.

Várias iniciativas decorrem nas dioceses com a celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada na Festa da Apresentação do Senhor, a 2 de fevereiro. Na Diocese de Setúbal, esta celebração vai realizar-se no dia 4 de fevereiro, domingo, na Casa de Santa Ana, em Setúbal. O início está previsto para as 14h30, com Eucaristia presidida por D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal. Segue-se um encontro do prelado com os consagrados e consagradas presentes na diocese e por fim a celebração terminará com um lanche partilhado.

Agência Ecclesia/JM

Propostas de oração: