Catequese: “Peregrinos da Esperança” é o tema do Dia Diocesano do Catequista 2024

20240129-dia-diocesano-do-catequista-2024 (1)

No próximo dia 4 de fevereiro, os catequistas da Diocese de Setúbal reúnem-se no Santuário do Cristo Rei para celebrar o Dia Diocesano do Catequista. Será um dia de encontro e formação, subordinado ao tema “Peregrinos da Esperança”.

“Tendo como pano de fundo o “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”, tomaremos como referência a primeira Carta Pastoral do D. Américo Aguiar «Setúbal, Peregrina da Esperança»”, informa o Secretariado Diocesano da Catequese de Infância e Adolescência (SDCIA), em nota enviada à Diocese.

Os catequistas vão aprofundar estes documentos. O “Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias” é o novo referencial para a catequese em Portugal, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa em abril de 2022, e que promete uma mudança de paradigma neste setor de pastoral, com destaque para o papel ativo da família.

“Setúbal, Peregrina da Esperança”, é a primeira Carta Pastoral de D. Américo Aguiar como Bispo de Setúbal, para o Ano Pastoral 2023-2024 e serve como mote para preparar o 50.ºAniversário da Diocese e o Jubileu, ambos em 2025, bem como promover a continuação da caminha sinodal, no âmbito da XVI Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos (outubro de 2023 e outubro de 2024), dedicada ao tema da sinodalidade.

O programa terá início pelas 10h00, com término às 17h30. Entre os vários períodos de trabalhos e apresentações, será celebrada Eucaristia, presidida pelo Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar.

Todos os catequistas da diocese estão convidados a participar. Não é necessária inscrição prévia.

Programa:

10h00 – Acolhimento

– Oração da Manhã

– Apresentações

– Trabalhos de Vigararia

– Informações diversas

11h40  – Intervalo

12h00 – Eucaristia presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar

13h15  – Almoço partilhado

14h30 – Trabalhos de Vigararia (restantes)

16h00 – “Peregrinos da Esperança”, tema desenvolvido a partir da Carta Pastoral do Cardeal D. Américo Aguiar

17h30 – Oração final de encerramento