“Onde vou?”: Escuteiros comemoraram São Paulo, o Patrono da IV Secção

20240129-cne-atividade-sao-paulo (9)

“Onde vou?”: Uma pergunta que mobilizou 170 caminheiros da Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas (CNE), entre a Charneca de Caparica e o Santuário do Cabo Espichel.

No fim de semana após a Festa Litúrgica da Conversão de São Paulo, 170 caminheiros e 20 dirigentes da Região de Setúbal, assumiram a identidade das comunidades paulinas e durante três dias fizeram do caminho um lugar de encontro, aprendizagem e partilha em torno das cartas de São Paulo e da atualidade da mensagem do apóstolo.

Onde vou? Era o desafio a que cada um era chamado a dar resposta a partir de reflexões feitas em grupo e ao ritmo do itinerário que se fez entre a Charneca de Caparica e o Santuário do Cabo Espichel.

Fotos: Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

Desta vez, as tribos e clãs deram lugar a sete comunidades paulinas de 25 elementos. Romanos, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e Tessalonicenses. Em partilha olharam a história e os problemas que a comunidade enfrentava, o rumo a que a carta do apóstolo convida, e a leitura que um escuteiro dela pode fazer no terceiro milénio da era cristã.

Um caminho concluído no Santuário do Cabo Espichel, à volta da Eucaristia celebrada pelo Cardeal D. Américo Aguiar. O Bispo de Setúbal, sublinhou a necessidade de cada um saber para onde vai e assentar essa certeza no chamamento de Cristo. D. Américo desafiou os jovens a não terem receio de escutar a voz de Deus e de assumirem sem medo o que a sua vocação lhes pede.

A Festa litúrgica da Conversão de São Paulo é desafio anual para os escuteiros que têm o apóstolo como patrono. Na Região de Setúbal, os caminheiros, grupo etário entre os 18 e os 22 anos, recordam São Paulo e a sua conversão numa atitude que querem de escuta e transformadora de atitudes.

Junta Regional de Setúbal – Corpo Nacional de Escutas

29 de Janeiro de 2024