Igreja/Portugal: Fátima acolhe III Encontro Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores

Boy sitting on a table looking down down

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a realização do III Encontro Nacional das Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, este sábado, em Fátima.

O programa dos trabalhos, reservados aos membros das comissões, começa com uma conferência subordinada ao tema ‘Abuso sexual e trauma’, por Isabel Marques Alberto, professora auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.

O encontro conta com a presença da coordenadora do Grupo VITA, Rute Agulhas, que vai debater com as Comissões Diocesanas e a Equipa de Coordenação Nacional sobre “os procedimentos de articulação entre estes diferentes organismos que atuam na área da proteção de menores na Igreja em Portugal”.

Os participantes do encontro, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, vão abordar “dificuldades e desafios sentidos pelas 21 Comissões Diocesanas”, na sua ação.

O programa conclui-se com a celebração da Eucaristia presidida por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da CEP.

“As Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis foram criadas por indicação da Santa Sé e são constituídas por leigos com competências profissionais necessárias à sua atuação. Regem-se pelas normas canónicas definidas pela Santa Sé e pelas Diretrizes da Conferência Episcopal Portuguesa”, indica a nota enviada à Agência Ecclesia.

Agência Ecclesia

31 de Janeiro de 2024