Papa Francisco/85.º aniversário: D. José Ornelas saúda «profeta» que aponta a renovação da Igreja e da sociedade

20211217-papa-francisco-d-jose-ornelas

O Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa saudou o Papa, que celebra esta sexta-feira o seu 85.º aniversário natalício, considerando Francisco como “um profeta que anuncia caminhos novos e que também os prepara”.

“O Papa tem ajudado todos a sonhar um mundo novo, uma Igreja nova”, referiu D. José Ornelas, em declarações à Agência Ecclesia.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, a 17 de dezembro de 1936; religioso jesuíta, padre há 52 anos, foi criado cardeal por São João Paulo II a 21 de fevereiro de 2001.

A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, assumindo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja e também o primeiro pontífice sul-americano.

O presidente da CEP afirma que Francisco “tem sido, para toda a Igreja, o dom de uma vida consagrada, primeiro na Argentina e depois ao serviço da Igreja universal”.

“É uma lufada de vento, de sopro do Espírito Santo sobre a Igreja, que a renova, que nos dá esperança”, acrescenta.

D. José Ornelas dá como exemplo o atual processo sinodal, que decorre até outubro de 2023, apresentando-o um gesto concreto na construção de uma Igreja em que “todos participem”.

“Que participem com alegria, com as suas qualidades, com os sonhos que têm, para que juntos possamos sonhar o sonho de Deus para a humanidade”, apela.

“Participamos da sua alegria pelo dom da vida, muitos parabéns, continuaremos a tê-lo nas nossas orações e como horizonte de referência para a nossa conduta do dia a dia, nestes tempos tão difíceis e tão exigentes”, disse à Agência Ecclesia