61 horas a ler o Novo Testamento

primeira leitura(1)

De 3 a 6 de Novembro decorreu em Setúbal a Leitura Continuada do Novo Testamento, uma iniciativa da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Setúbal, com o apoio da Comissão Coordenadora dos Movimentos e Obras da Diocese de Setúbal. Uma iniciativa inédita que contou com a participação de centenas de leitores ao longo dos vários dias, 24 sobre 24 horas.

Participaram nesta iniciativa vários movimentos, a saber, o Renovamento Carismático, os Convívios Fraternos, os Cursilhos de Cristandade, a Caritas Diocesana, a Legião de Maria das Paróquias de Nossa Senhora da Anunciada, de S. Sebastião e do Montijo, os CPM de Setúbal, a Comissão Justiça e Paz, os Vicentinos, a Casa de Nossa Senhora da Saúde e muitos outros cristãos.

No dia 3 de Novembro, pelas 18 horas, D. Gilberto dos Reis, Bispo de Setúabl, felicitou a Ordem do Carmo e os Movimentos que levaram a cabo esta iniciativa, referindo a importância da leitura da Sagrada Escritura, e tendo ele mesmo efectuado a primeira leitura.

Durante 61 horas, a Palavra de Deus foi lida na Capela do Carmo de Setúbal, tendo sido feitas 365 leituras, por cerca de 300 fiéis. Esta leitura foi intercalada, de tempos a tempos, com cânticos e com espaços para meditação e oração individual.

Acabada a Leitura no Sábado, dia 6 de Novembro, dia de S. Nuno de Santa Maria, pelas sete horas, procedeu-se à Exposição Solene do Santíssimo Sacramento. Pelas 15 horas foi recitado o Terço do Rosário e pelas 16 horas foi celebrada a Eucaristia, que contou com a participação de elevado número de fiéis.

BML

13 de Novembro de 2010