comprehensive-camels

Festa litúrgica a 22 de Outubro

joaopauloii

O Vaticano escolheu o dia 22 de Outubro para a celebração da memória litúrgica do futuro beato João Paulo II, inicialmente apenas na diocese de Roma e nas dioceses da Polónia.

 

 

 

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (CCDDS) publicou na passada Segunda-feira um decreto sobre esta matéria, indicando como data da celebração litúrgica do Papa polaco o dia da Missa de início de pontificado de Karol Wojtyla (1920-2005) eleito em 1978.

A beatificação, que antecede a canonização (declaração de santidade) é o rito através do qual a Igreja Católica propõe uma pessoa como modelo de vida e intercessor junto de Deus, ao mesmo tempo que autoriza o seu culto público, normalmente em âmbito restrito.

João Paulo II vai ser beatificado no próximo dia 1 de Maio, no Vaticano, numa cerimónia presidida por Bento XVI, o que acontece apenas pela segunda vez no actual pontificado, dado que o Papa, por norma, apenas preside a canonizações.

O decreto da CCDDS dispõe um calendário próprio para a diocese de Roma (da qual todos os Papas são bispos) e as dioceses da Polónia (país natal de João Paulo II) regulando o “culto litúrgico” ao futuro beato. A Santa Sé refere ainda que outras conferências episcopais, dioceses ou famílias religiosas podem apresentar um “pedido de inscrição” desta memória litúrgica nos seus calendários próprios.

No documento, admite-se o “caráter de excepcionalidade” de que se reveste esta beatificação, pelo que a Santa Sé vai permitir que, no primeiro ano após esta cerimónia, seja possível celebrar uma “Missa de Acção de Graças” em locais e dias significativos, por decisão de cada bispo diocesano.

No último dia 14 de janeiro, Bento XVI aprovou a publicação do decreto que aprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, concluindo assim o processo para a sua beatificação do Papa polaco, que chefiou a Igreja entre 1978 e Abril de 2005.

Partilhe nas redes sociais!
18 de Abril de 2011