Apresentado projecto da I fase da Igreja

lagoa

No passado dia 17 foi apresentado o projecto da primeira fase da construção da nova Igreja de S. Pedro da Lagoa de Albufeira, cuja construção se espera ter início dentro dos próximos meses.

A apresentação decorreu no âmbito de um jantar de angariação de fundos para aquele projecto, que depois de alguns anos à espera de luz verde, finalmente agora viu serem-lhe levantadas as barreiras.

A ser construída em três fases, o projecto avança agora para a sua primeira fase, que consta de um grande salão polivalente, de diversas salas de apoio ao culto e capelas mortuárias. O salão servirá de espaço de culto, mas também para as actividades culturais e do projectado Centro de Dia que lhe funcionará contíguo.

«A igreja propriamente dita será a segunda ou terceira fase do projecto», revela o pároco do Castelo de Sesimbra, Pe. David Caldas, paróquia a que pertence aquela comunidade. «É o que é possível e mais realista: avançar já para dotar a comunidade de um edifício e dar um passo decisivo no arranque do projecto. Um projecto possível e sobretudo, mais suportável em termos financeiros», disse na ocasião.

A apresentação do projecto foi feita pela Arquitecta Sara Trindade, que mostrou algumas das suas características e dos objectivos da obra: «Juntámos aqui uma área social e uma área de apoio à Igreja, e de uma forma bem conseguida», considerou.

Embora ainda sem data marcada para o lançamento da primeira pedra, a comunidade acredita que este momento estará «para breve».

30 de Setembro de 2011